Como cuidar do CPAP ResMed? Veja as principais orientações!
Cuidar do CPAP é uma tarefa de extrema importância para ter o bom funcionamento do equipamento e, assim, poder contar uma melhor eficiência em seu tratamento para a apneia do sono. Além disso, seguir os cuidados recomendados ajuda a preservar a vida útil do seu equipamento da ResMed.
Para te ajudar em sua rotina, nós, do Blog da ResMed, preparamos este conteúdo com os principais cuidados que você deve ter com o seu CPAP. Continue lendo para conferir!
Veja também - Apneia do sono e doenças cardiovasculares: qual a relação?
Quais são os cuidados necessários com o equipamento CPAP?
A terapia com CPAP está entre as principais formas de tratamento para a apneia do sono moderada a grave.1 Isso acontece porque o equipamento mantém um fluxo de ar constante na região da garganta, a fim de prevenir obstruções das vias aéreas e de garantir uma respiração adequada ao paciente durante o sono.2 Sendo assim, manter uma rotina de cuidados com o equipamento é essencial para ajudar em seu pleno funcionamento, o que, por consequência, pode resultar em uma terapia mais efetiva.
A seguir, confira a lista com os três principais cuidados com o CPAP, recomendados pelo fabricante!
1 - Mantenha uma limpeza regular do CPAP
A higienização do CPAP é fundamental para ajudar a reduzir a proliferação de microorganismos invisíveis a olho nu e a prevenir a degradação do silicone causada pela gordura facial. Fatores que podem encurtar a vida útil do equipamento e, até mesmo, comprometer sua vedação adequada, o que pode resultar em vazamentos que interferem no tratamento.3,4 Para fazer a limpeza de acordo com a recomendação do fabricante, siga as instruções listadas abaixo.
Passo 1: desconecte a máscara e o tubo. Em seguida, desmonte a máscara em 3 partes - arnês, almofada e armação;
Passo 2: enxágue com água morna e sabão neutro;
Passo 3: coloque os itens em uma superfície plana, em cima de uma toalha limpa, para secar à sombra.
✔ O recomendado é que o paciente faça a limpeza diária da almofada; e semanal da armação, fixador da máscara, tubo de ar e copo do umidificador.
#DicaResMed: para conhecer todos os detalhes sobre a forma recomendada de limpeza do equipamento CPAP, acesse o nosso conteúdo exclusivo sobre o assunto. Clique aqui para conferir o conteúdo na íntegra e lembre-se de sempre consultar o guia do usuário do seu equipamento para instruções de manutenção e higienização.
2 - Tenha atenção quanto à substituição dos componentes
Assim como diversos itens de saúde, o CPAP possui uma vida útil limitada. Logo, não manter o equipamento e seus acessórios limpos e/ou substituí-los conforme necessário, pode comprometer a eficácia do seu tratamento.5 Vale reforçar que é possível substituir apenas partes da máscara (como arnês, almofada, armação).
Um estudo clínico mostrou que a troca periódica das máscaras está associada ao uso mais consistente da terapia com CPAP.4 Por isso, esse é um cuidado que precisa estar constante em sua rotina. Veja a frequência sugerida para substituição dos componentes do CPAP:
Almofadas de silicone: substituir a cada 6 meses.
Almofadas de espuma de memória: substituir mensalmente.
Armações para máscaras: substituir a cada 6 a 12 meses.
Arnês da máscara: substituir a cada 6 meses.
#DicaResMed: entenda melhor sobre a substituição de componentes do seu CPAP neste conteúdo especial elaborado pelo Blog da ResMed: Com que frequência as máscaras de CPAP devem ser substituídas?.
3 - Armazene o seu CPAP de forma adequada
Quando o seu equipamento CPAP não estiver em uso, recomendamos que o armazene em um espaço adequado para protegê-lo de poeira, umidade, luz do sol e danos acidentais. Essa é uma orientação válida se você estiver em casa ou em viagem com o seu aparelho.
Outro ponto de atenção é evitar armazenar seu CPAP em locais acessíveis a crianças. Essa é uma forma de garantir a proteção do equipamento e da criança, prevenindo-a de se machucar ao tentar manusear os componentes do CPAP.
Conheça a ResMed
Somos a ResMed e trabalhamos há mais de 30 anos com o objetivo de transformar a vida das pessoas com o tratamento da apneia do sono e outras doenças crônicas respiratórias. Nossa plataforma e aparelhos, como o CPAP, apoiam profissionais e pacientes a manterem a qualidade de vida por meio de um sono tranquilo.
Estamos presentes em mais de 140 países, com mais de 156 milhões de vidas transformadas nos últimos 12 meses por meio dos nossos tratamentos de distúrbios do sono e respiratórios, e mais de 20,5 milhões de dispositivos 100% conectados à nuvem.
Acompanhe o nosso blog
Para ficar por dentro de todas as novidades sobre distúrbios do sono e quais soluções a ResMed oferece, acompanhe o nosso Blog e seja o primeiro a ficar informado.
Você também pode pode se interessar pelos conteúdos a seguir:
Como escolher os acessórios do CPAP? - ResMed
Privação de sono e acidentes de trânsito: qual a relação?
Post a comment