Guia de adaptação para a terapia com CPAP: confira dicas!
Terapia com CPAP está entre as principais formas de tratamento da apneia do sono moderada a grave, uma vez que o aparelho mantém um fluxo de ar constante na região da garganta durante o sono, de forma a prevenir obstruções das vias aéreas e garantir uma respiração adequada ao paciente.1 Algumas pessoas podem experimentar melhorias significativas em poucos dias ou semanas de uso, enquanto outras podem levar mais tempo para se adaptar ao tratamento com CPAP.
Por isso, neste conteúdo, você irá conferir um guia de adaptação ao CPAP, em que explicamos os principais fatores que influenciam no tempo que cada paciente leva para se adaptar.
Nós, do Blog da Resmed, te convidamos a continuar a leitura e conferir!
Veja também - Apneia do sono: conheça os tipos de tratamentos
Como funciona a terapia com CPAP para tratar a apneia do sono?
Diante de um diagnóstico de apneia do sono, é possível definir junto ao profissional de saúde especializado em sono, qual o tratamento mais indicado para o paciente, de forma a considerar a gravidade da apneia baseada nos resultados do exame, sintomatologia, comorbidades e características individuais da pessoa.2
A terapia com CPAP está entre as opções de tratamento da apneia do sono e disponível em três modalidades principais.3 Confira:
Aparelho que transmite ar constante por meio de uma máscara durante o sono. Assim, com a pressão positiva contínua nas vias aéreas, impede o fechamento da passagem do ar.
- CPAP de pressão automática (APAP ou AutoCPAP)
A sigla significa pressão positiva automática das vias aéreas. Este dispositivo funciona como o CPAP, mas a pressão varia de acordo com a necessidade do paciente, o que pode tornar o tratamento mais confortável.
Tipo de equipamento mais avançado, que oferece dois níveis de pressão respiratória: um nível mais elevado durante a inspiração e outro mais baixo durante a expiração.
Qual a importância da adaptação ao CPAP?
O tratamento com CPAP para a apneia do sono pode melhorar o processamento cognitivo e o humor, ao mesmo tempo em que tem o potencial de reduzir o risco de acidente vascular cerebral, hipertensão e doenças cardiovasculares. No entanto, menos da metade dos pacientes aplicam-no todas as noites conforme prescrito.4 Esse fato pode estar relacionado com a dificuldade de se adaptar ao aparelho e abandonar seu uso.
No entanto, é importante destacar que os pacientes que aderem à terapia com CPAP podem apresentar melhoria acentuada na qualidade do sono e no funcionamento diário, em contraste com os pacientes que não aderem e abandonam o tratamento após um período de tempo. Por isso, uma boa adesão é de suma importância para a melhoria da qualidade de vida e da apresentação clínica dos pacientes com apneia do sono.5
Quais fatores influenciam na adaptação ao CPAP?
Agora que você já sabe mais sobre o tratamento com CPAP e sua importância, vamos te explicar quais são os três principais fatores que influenciam no processo de adaptação ao aparelho CPAP.6
- Fator 1 - Número de paradas respiratórias por hora
Apneia do sono pode ser leve, moderada ou grave -, a depender de quantas interrupções da respiração o indivíduo apresenta por hora de sono.7 Logo, a adaptação ao CPAP é diretamente influenciada, haja vista que os pacientes mais graves são mais sintomáticos e podem sentir os benefícios nos primeiros dias de uso. 8
- Fator 2 - Persistência no tratamento
A persistência no tratamento também é um fator que influencia o processo de adaptação ao CPAP, uma vez que os pacientes que não seguem as prescrições do profissional de saúde especializado em sono, por isso é fundamental que todas as orientações sejam seguidas à risca.
- Fator 3 - Acompanhamento de um profissional de saúde especializado em sono
Para passar pelo processo de adaptação ao CPAP, é de suma importância que o paciente tenha acompanhamento especializado. Recomenda-se buscar por um profissional de saúde em sono, a fim de avaliar a necessidade de algum ajuste na prescrição da terapia ou nas medidas de conforto do dispositivo.9
Conheça a ResMed
Somos a ResMed e trabalhamos há mais de 30 anos com o objetivo de transformar a vida das pessoas com o tratamento da apneia do sono e outras doenças crônicas respiratórias. Nossa plataforma e aparelhos, como o CPAP, apoiam profissionais e pacientes a manterem a qualidade de vida por meio de um sono tranquilo.
Estamos presentes em mais de 140 países, com mais de 156 milhões de vidas transformadas nos últimos 12 meses por meio dos nossos tratamentos de distúrbios do sono e respiratórios, e mais de 20,5 milhões de dispositivos 100% conectados à nuvem.
Acompanhe o nosso Blog
Para ficar por dentro de todas as novidades sobre distúrbios do sono e quais soluções a ResMed oferece, acompanhe o nosso Blog e seja o primeiro a ficar informado.
Você também pode pode se interessar pelos conteúdos a seguir:
Conheça o myAir: aplicativo que auxilia na gestão da sua noite de sono!
5 dicas para poder dormir melhor
Post a comment