AVISO XPTO

A apneia do sono representa risco à saúde? Saiba mais.

Compartilhar

A apneia do sono representa risco à saúde?

A apneia do sono representa risco à saúde

A gravidade dos riscos associados à apneia do sono não tratada é influenciada por diversos fatores, como a gravidade da apneia, condições médicas pré-existentes e suas complicações. A redução nos níveis de oxigenação, resultante das pausas na respiração durante o sono, não afeta apenas o cérebro, mas todo o organismo, podendo desencadear distúrbios respiratórios, metabólicos e cardiovasculares adicionais ao longo do tempo. Por isso, é de extrema importância que, a qualquer sintoma da apneia do sono, o paciente busque o diagnóstico clínico e, em seguida, dê início ao tratamento adequado.1

A fim de facilitar a conscientização sobre a importância da identificação de distúrbios do sono e as formas de tratamento, nós, do Blog da ResMed, disponibilizamos diversos conteúdos sobre o tema apneia do sono. Para entender melhor sobre a importância de tratar a apneia do sono e conhecer as alternativas disponíveis, continue a leitura deste conteúdo.

Quais os riscos da apneia do sono?

A interrupção da respiração durante o sono caracteriza a apneia do sono. Este distúrbio apresenta três níveis de gravidade: leve, quando ocorrem de 5 a 14 interrupções por hora; moderado, com 15 a 30 eventos de falta de ar por hora; e grave, com 30 ou mais paradas por hora.2 A cada interrupção respiratória, os níveis cardíacos podem aumentar e a oxigenação do sangue pode ficar comprometida devido à ausência de circulação de oxigênio. Esses episódios, a longo prazo, podem tornar a pessoa mais suscetível a doenças graves, como hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas, e aumentar o risco de morte súbita por parada cardíaca.3

Entenda a importância do diagnóstico precoce da apneia do sono

A apneia do sono representa risco à saúde (2)

Embora a apneia do sono possa apresentar riscos para a saúde, é importante lembrar que o tratamento adequado pode fazer uma grande diferença no bem-estar geral dos pacientes. Para diagnosticar esse distúrbio do sono, existem exames específicos, como a polissonografia, que registra a respiração, a atividade cerebral, movimentos oculares, os batimentos cardíacos e os níveis de oxigênio no sangue durante o sono do paciente. Outros exames disponíveis são a poligrafia tipo 3 e tipo 4, que registram a parte cardiorrespiratória do paciente durante o sono. Cabe ao profissional de saúde especializado em sono determinar a melhor opção de exame para cada paciente, considerando suas necessidades individuais e características clínicas.4

Conheça o terapia com CPAP para apneia do sono

O CPAP - refere-se a pressão positiva contínua nas vias aéreas, que é responsável por transmitir um fluxo de ar constante por meio da máscara e ajuda a manter as vias aéreas abertas. A Terapia com CPAP é referência no tratamento da apneia do sono, ou seja, o aparelho mantém o fluxo de ar durante o sono e impede que aconteçam episódios de apneia.5

O aparelho CPAP possui diversos modelos, projetados com características distintas para atender as necessidades individuais de cada usuário. Saiba mais clicando aqui.

Nós somos a ResMed, referência em terapia do sono

Nós, da ResMed, tratamos os distúrbios de sono há mais de 30 anos. O nosso propósito é proporcionar mais qualidade de vida por meio de uma boa noite de sono. Por isso, sempre buscamos inovar e entregar o tratamento mais tecnológico, além de investir em um atendimento personalizado, com apoio durante todas as etapas. Para nos conhecer melhor, acesse o nosso site.

Você também pode se interessar por:

Aplicativo para gestão do tratamento de apneia do sono

Conheça a terapia com CPAP

Você tem risco de ter Apneia do Sono?

Se você acorda frequentemente durante a noite você pode estar sofrendo de Apneia do Sono. Faça o Questionario do Sono gratuito e veja se você possui fatores de risco para a Apneia do Sono.

 

Fazer Questionário do Sono
illustration-healthcare-professionals (1)

 

ResMed

Compartilhar

Referências:

1

Diamond JA, Ismail H. Obstructive Sleep Apnea and Cardiovascular Disease. Clin Geriatr Med. 2021 Aug;37(3):445-456. doi: 10.1016/j.cger.2021.04.006. Epub 2021 Jun 5. PMID: 34210449.

2

Epstein LJ, Kristo D, Strollo PJ Jr, Friedman N, Malhotra A, Patil SP, Ramar K, Rogers R, Schwab RJ, Weaver EM, Weinstein MD; Adult Obstructive Sleep Apnea Task Force of the American Academy of Sleep Medicine. Clinical guideline for the evaluation, management and long-term care of obstructive sleep apnea in adults. J Clin Sleep Med. 2009 Jun 15;5(3):263-76. PMID: 19960649; PMCID: PMC2699173.

3

Tietjens JR, Claman D, Kezirian EJ, De Marco T, Mirzayan A, Sadroonri B, Goldberg AN, Long C, Gerstenfeld EP, Yeghiazarians Y. Obstructive Sleep Apnea in Cardiovascular Disease: A Review of the Literature and Proposed Multidisciplinary Clinical Management Strategy. J Am Heart Assoc. 2019 Jan 8;8(1):e010440. doi: 10.1161/JAHA.118.010440. PMID: 30590966; PMCID: PMC6405725.

4

Kapur VK, Auckley DH, Chowdhuri S, Kuhlmann DC, Mehra R, Ramar K, Harrod CG. Clinical Practice Guideline for Diagnostic Testing for Adult Obstructive Sleep Apnea: An American Academy of Sleep Medicine Clinical Practice Guideline. J Clin Sleep Med. 2017 Mar 15;13(3):479-504. doi: 10.5664/jcsm.6506. PMID: 28162150; PMCID: PMC5337595.

5

Pinto VL, Sharma S. Continuous Positive Airway Pressure. 2022 Jul 25. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan–. PMID: 29489216. (link para acessar: Continuous Positive Airway Pressure - StatPearls - NCBI Bookshelf (nih.gov))

Conteúdos Relacionados
Conheça o myAir: aplicativo que auxilia na gestão da sua noite de sono!
Como o tratamento com CPAP pode contribuir para reduzir o ronco de pacientes com Apneia Obstrutiva do Sono?