Resmed
O que são doenças
e condições
respiratórias?

As doenças e condições respiratórias afetam os pulmões e
outras partes do sistema respiratório. Elas também são
comumente chamadas de doença pulmonar, distúrbio
pulmonar e doença do pulmão.

Existem muitos tipos de doenças pulmonares, e todas
tornam o ato de respirar mais difícil.

O que são doenças
e condições
respiratórias?

As doenças e condições respiratórias afetam os pulmões e
outras partes do sistema respiratório. Elas também são
comumente chamadas de doença pulmonar, distúrbio
pulmonar e doença do pulmão.

Existem muitos tipos de doenças pulmonares, e todas
tornam o ato de respirar mais difícil.

Condições respiratórias comuns

Doença pulmonar obstrutiva crônica

Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é um termo genérico para um grupo de doenças pulmonares progressivas que incluem principalmente bronquite crônica e enfisema. A condição causa estreitamento dos tubos brônquicos nos pulmões (às vezes chamados brônquios ou vias aéreas) ou danos aos sacos de ar nos pulmões.

Os sintomas da DPOC incluem tosse frequente, aumento da falta de ar, chiado e aperto no peito. 1-superior-1

Embora a DPOC seja uma doença progressiva e (atualmente) incurável, com o diagnóstico e o tratamento corretos, existem muitas coisas que você pode fazer para gerenciar sua condição e respirar melhor, incluindo medicamentos, oxigenoterapia e ventilação não invasiva (VNI).

 

Saiba mais sobre como tratar a DPOC com ventilação mecânica ➜

Doença pulmonar restritiva (distúrbio da parede torácica)

Doença pulmonar restritiva é um termo usado para descrever uma condição caracterizada por redução do volume pulmonar. Isso pode ser devido a perda da elasticidade dos pulmões ou a um problema com a parede torácica. 2-superior-1

Os distúrbios pulmonares restritivos mais comuns incluem fibrose pulmonar e doença pulmonar intersticial. Outras condições, como sarcoidose, escoliose e algumas formas de doença neuromuscular (DNM), como a ELA, podem causar doença pulmonar restritiva. Se você tem doença pulmonar restritiva, pode sentir falta de ar crescente (inclusive após um esforço mínimo), tosse crônica, perda de peso e fadiga. 3-superior-1

As opções de tratamento variam de acordo com o tipo de doença específico. A oxigenoterapia pode ser uma opção de tratamento, especialmente na fibrose pulmonar e na doença pulmonar intersticial (DPI), para aliviar a falta de ar.  3-superior-menor

 

Condições que podem afetar a respiração normal
Doença neuromuscular

Doença neuromuscular (DNM) é um termo amplo para uma variedade de doenças e condições que afetam os nervos e músculos do corpo. Alguns dos tipos mais comuns de DNM incluem esclerose lateral amiotrófica (ELA), esclerose múltipla e distrofia muscular.

A doença neuromuscular pode dificultar a respiração devido ao enfraquecimento dos músculos do sistema respiratório.

Não há cura para a maioria dos DNMs, mas existem muitas opções para ajudar a tratar as condições respiratórias que podem resultar. Opções de terapia, incluindo ventilação não invasiva, estão disponíveis para ajudar a melhorar o trabalho da respiração.  4-superior-menor-1

 

Síndrome obesidade-hipoventilação

A síndrome obesidade-hipoventilação (SOH) é um distúrbio respiratório que afeta algumas pessoas que foram diagnosticadas com obesidade. Hipoventilação significa que sua respiração é muito superficial ou muito lenta. Como seu corpo precisa trabalhar mais para respirar, o sistema respiratório fica exausto e seu corpo acaba com altos níveis de dióxido de carbono no sangue e muito pouco oxigênio no sangue.

Cerca de 90% das pessoas com SOH também têm apneia obstrutiva do sono (AOS).  5-superior-1  Se você tem SOH, pode estar com falta de ar, sonolência diurna, fadiga, dores de cabeça pela manhã e depressão.  6-superior-1 A SOH pode ser tratada com perda de peso e algumas formas de ventilação, incluindo dispositivos de pressão positiva de dois níveis nas vias aéreas à noite, que também são projetados para tratar a apneia do sono.

 

Tecnologia de ventilação da ResMed
Produtos de destaque
Card image cap
Aircurve 10 ST-A

Este dispositivo de dois níveis fornece ventilação não invasiva durante o sono.

Explore  ➜

Card image cap
Astral

Ventilação não invasiva leve e portátil para suporte à vida.

Explore  ➜

Card image cap
Stellar

Uma opção de ventilação portátil para uso invasivo e não invasivo.

Explore  ➜

Citação:

1-ref-num “COPD symptoms and causes,” Mayo Clinic, updated August 11, 2017, https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/copd/symptoms- causes/syc-20353679.

2-ref-num “Restrictive lung disease,” Johns Hopkins Medicine, accessed May 2, 2019, https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and- diseases/restrictive-lung-disease.

3-ref-num “Restrictive lung disease: Facts you need to know,” Lung Institute, January 17, 2018, https://lunginstitute.com/blog/restrictive-lung- disease-facts/.

4-ref-num Pfeffer G, Povitz M. “Respiratory management of patients with neuromuscular disease: current perspectives,” Degenerative Neurological and Neuromuscular Disease, volume 6 (2016): 111-118, https://www.dovepress.com/respiratory-management-of-patients- with-neuromuscular-disease-current--peer-reviewed-article-DNND.

5-ref-num PRaveendran R, et al., “Obesity hypoventilation syndrome, sleep apnea, overlap syndrome: perioperative management to prevent complications,” Curr Opin Anaesthesiol. 2017 Feb;30(1):146-155.

6-ref-num “Obesity hypoventilation syndrome,” American Thoracic Society, 2014, https://www.thoracic.org/patients/patient-resources/ resources/obesity-hypoventilation-syndrome.pdf.