AVISO XPTO

Com que frequência as máscaras de CPAP devem ser substituídas?

Compartilhar

Com que frequência as máscaras de CPAP devem ser substituídas?

Quando sua escova de dentes parece desgastada depois de alguns meses, você a substitui, certo? Bem, é a mesma coisa para a sua máscara de CPAP – ela tem uma vida útil limitada.

Para tirar o máximo proveito da sua terapia com CPAP, certifique-se de inspecionar e substituir sua máscara regularmente e siga seu guia do usuário para obter conselhos.

Por que você precisa substituir sua máscara de CPAP

Cuidar regularmente da sua máscara de CPAP é fundamental, pois ela pode acumular sujeira, óleo e bactérias ao longo do tempo. Se você não mantiver a máscara limpa e/ou substituí-la conforme necessário, esse acúmulo pode afetar a vedação da máscara, comprometendo a eficácia do tratamento.1

Além da higiene, existem outras vantagens na substituição regular da máscara. Um estudo clínico da ResMed mostrou que a troca periódica das máscaras está associado ao uso mais consistente da terapia com CPAP.2 Os dados também sugeriram que a substituição periódica dos componentes da máscara foi associada a uma melhor adesão a longo prazo à terapia com CPAP em comparação com a falta de reposição.

Ao garantir a substituição regular da sua máscara, você pode aumentar significativamente suas chances de aderir à terapia de CPAP a longo prazo.

Com que frequência é recomendado pela ResMed a substituição da máscara de CPAP?

Almofadas de máscara

Armações para máscaras

Arnês da máscara

Almofadas de silicone: substituir a cada 6 meses.

Almofadas de espuma de memória: substituir mensalmente.

As almofadas de máscaras tendem a acumular sujeira, óleo e bactérias. Cuide das suas almofadas para evitar a deterioração que pode levar a vazamentos, desconforto e irritação da pele. 

Substituir a cada 6 a 12 meses.

Nossas armações mais novas, feitas com silicone, podem endurecer com o tempo e, por isso, recomendamos substituí-las a cada 6 meses. Nossas armações de máscara mais antigas são feitas de plástico, tornando-as mais duráveis do que as almofadas de máscara. A longevidade deles depende de quão bem você cuida deles. Substitua-os imediatamente se ficarem danificados, rachados ou descoloridos.

Substituir a cada 6 meses.

O arnês da máscara perderá elasticidade ao longo do tempo, afetando o ajuste da sua máscara. Ficará evidente se você tiver que apertar demasiadamente o arnês para obter uma vedação segura. PaPara garantir que sua máscara permaneça sempre com uma boa vedação, substitua o arnês a cada 6 meses ou conforme necessário.

Como saber quando você precisa de uma nova máscara de CPAP

A vida útil da sua máscara e suas partes dependerá de quanto você a usa, quão bem e com que frequência você a limpa.

A melhor maneira de determinar quando uma máscara/peça precisa ser substituída é verificando rotineiramente sua máscara quanto a sinais de danos ou deterioração. Os sinais de desgaste da máscara de CPAP incluem:

  • Você tem que apertar as alças com frequência
  • A máscara perdeu sua elasticidade
  • Sua terapia parece menos eficaz do que o habitual
  • Mesmo após a limpeza, a almofada permanece escorregadia ou com sinais de sujidade

O que procurar ao verificar sua máscara de CPAP

Você deve verificar rotineiramente sua máscara quanto a sinais de desgaste para ajudá-lo a determinar a necessidade de substituição da máscara. Abaixo está um guia para ajudá-lo a entender o que procurar.

Almofadas ou pillows nasais

Armações para máscaras (excluindo o arnês)

Arnês e alça de queixo

Todos os meses, verifique:

  • Bordas rígidas ou rachadas
  • Mudança de cor
  • Desconforto, vermelhidão ou irritação na pele após sua terapia
  • Rasgos

A cada 3 meses, verifique:

  • Rachaduras

A cada 6 meses, verifique:

  • Se o arnês está esticado
  • Aperto excessivo para evitar vazamentos

Ao verificar sua máscara de CPAP, verifique se todos os cantos da máscara estão limpos. Se uma máscara não for limpa corretamente, ela pode ficar suja e até mofada nos cantos/conexões entre a estrutura e a almofada/arnês/cotovelo.

Cuidando da sua máscara de CPAP

Com o cuidado regular de sua máscara de CPAP, você ajudará a garantir que ela atenda à expectativa de vida útil. Seu guia do usuário da máscara informará exatamente quando e como limpar cada peça. Você também pode acessar em nosso website, os vídeos sobre como limpar suas máscara. https://www.resmed.com.br/produtos/mascaras

Baixe o nosso aplicativo myAir para obter mais dicas sobre como ajustar e cuidar da sua máscara. O myAir pode notificá-lo quando for hora de limpar e inspecionar a sua máscara de CPAP, por isso, aguarde o lembrete!

No entanto, é importante ressaltar que, com o passar do tempo, a limpeza tem suas limitações. Para garantir uma terapia CPAP confortável e duradoura, considere a substituição periódica da máscara e de suas peças. Uma forma simples de monitorar a manutenção é verificar o desgaste da máscara toda vez que limpá-la.

LEIA SEMPRE O RÓTULO E SIGA AS INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO. Você deve falar com o seu médico sobre os seus sintomas e se um dispositivo CPAP é adequado para o seu caso.

Você tem risco de ter Apneia do Sono?

Se você acorda frequentemente durante a noite você pode estar sofrendo de Apneia do Sono. Faça o Questionario do Sono gratuito e veja se você possui fatores de risco para a Apneia do Sono.

 

Fazer Questionário do Sono
illustration-healthcare-professionals (1)

 

ResMed

Compartilhar

Referências:

1

Rotty MC, Suehs CM, Mallet JP, Martinez C, Borel JC, Rabec C, Bertelli F, Bourdin A, Molinari N, Jaffuel D. Mask side-effects in long-term CPAP-patients impact adherence and sleepiness: the InterfaceVent real-life study. Respir Res. 2021 Jan 15;22(1):17. doi: 10.1186/s12931-021-01618-x. PMID: 33451313; PMCID: PMC7809735.

2

Horowitz A., Horowitz S., Chun C. CPAP masks are sources of microbial contamination [abstract]; Proceedings of the 23rd Annual Meeting of the Associated Professional Sleep Societies 2009; Boston, MA, USA. 6–11 June 2009.

Conteúdos Relacionados
CPAP: quando é necessário fazer a troca dos acessórios?
Distúrbios do sono: estratégias para adesão ao tratamento
Quais são os benefícios do tratamento contínuo com CPAP?