AVISO XPTO

Quais são os benefícios do tratamento contínuo com CPAP?

Compartilhar

Quais são os possíveis benefícios do tratamento contínuo com CPAP para a apneia obstrutiva do sono?

cpap-apneia-obstrtuiva-do-sono

Tratamento contínuo com CPAP está entre as principais recomendações para os pacientes diagnosticados com apneia obstrutiva do sono (AOS), uma vez que o equipamento ajuda a manter as vias respiratórias abertas durante o sono 1. Sendo assim, estudos apontam que uma boa adesão ao tratamento com CPAP durante um período de 6 meses pode reduzir a sonolência e, em grande medida, suavizar os sintomas relacionados com a AOS 2.

Para te ajudar a entender melhor os benefícios do tratamento contínuo com CPAP para apneia obstrutiva do sono, nós, do Blog da ResMed, preparamos este conteúdo com dicas essenciais dos profissionais de saúde especializados em sono.

Boa leitura!

Veja também - Guia de adaptação para a terapia com CPAP: confira!

O que é apneia obstrutiva do sono e quais são os tratamentos?

Apneia obstrutiva do sono é considerada como um transtorno respiratório com capacidade de fragmentar a arquitetura do sono, devido aos recorrentes microdespertares noturnos e às pausas respiratórias que poderão acarretar alterações funcionais, neurocognitivas e psicossociais 3. Vale lembrar que esse é um distúrbio do sono multifatorial, ou seja, pode ser gerado por uma série de fatores, como idade, sexo, hormônios, fatores anatômicos e fatores genéticos 4.

Para tratar a apneia obstrutiva do sono, as principais recomendações estão associadas à terapia com CPAP, visto que o uso contínuo do equipamento pode ajudar a manter as vias respiratórias abertas, de forma a evitar os despertares noturnos frequentes. Além disso, a depender do caso, também podem ser recomendados:

  • Procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados em pacientes com apneia obstrutiva do sono, dependendo da causa e gravidade da condição, como a remoção de úvulas e amígdalas, avanço mandibular, entre outros 1.

  • Tratamentos comportamentais, que englobam mudanças nos hábitos rotineiros, como atividade física, perda de peso, melhora na alimentação, não ingestão de bebidas alcoólicas, cessação do tabagismo, etc 1.

  • Tratamentos com profissionais de saúde especializados em sono, como fonoaudiólogos do sono e dentistas do sono, que podem fazer indicações de terapias para os pacientes diagnosticados. Vale destacar que esses tipos de tratamento são para casos específicos e a depender da gravidade da apneia do sono.

Quais são os possíveis benefícios do tratamento contínuo com CPAP?

O tratamento contínuo com CPAP para pacientes diagnosticados com AOS está entre as principais recomendações dos profissionais de saúde especializados em sono. Isso acontece porque a terapia, se seguida continuamente e de acordo com as orientações, pode garantir diversos benefícios ao paciente. A seguir, confira os principais:

  • Melhora na qualidade de vida

Um estudo demonstrou que o uso contínuo de CPAP por três meses, em comparação à ausência de tratamento, resultou em melhorias significativas na qualidade de vida, nos sintomas relacionados ao sono, na redução da ansiedade e depressão, além de promover melhor controle da pressão arterial e aprimorar o desempenho em testes neurocognitivos 5.

  • Redução no risco de eventos cardiovasculares

Uma revisão sistemática constatou que o uso do CPAP, em comparação aos cuidados convencionais, foi associado a uma redução significativa no risco de eventos cardiovasculares e mortalidade em pacientes com apneia obstrutiva do sono 6.

  • Aparência mais jovial

É importante destacar que um estudo mostrou que pacientes diagnosticados com apneia obstrutiva do sono podem ser vistos como mais jovens após o tratamento contínuo com CPAP 7.

Como manter a continuidade do tratamento com CPAP?

cpap-tratamento

Para que o paciente possa experienciar os benefícios do tratamento contínuo com CPAP, é fundamental que ele se adapte à terapia recomendada pelo profissional de saúde especializado em sono. No entanto, menos da metade dos pacientes utilizam o CPAP todas as noites conforme a prescrição 8.

Com o objetivo de ajudar os pacientes diagnosticados com AOS a se adaptarem ao tratamento com CPAP, nós, do Blog da ResMed, preparamos um conteúdo especial completo. Acesse agora mesmo o Guia de adaptação para terapia com CPAP!

Conheça a ResMed!

Somos a ResMed e trabalhamos há mais de 30 anos com o objetivo de transformar a vida das pessoas com o tratamento da apneia do sono e outras doenças crônicas respiratórias. Nossa plataforma e aparelhos, como o CPAP, apoiam profissionais e pacientes a manterem a qualidade de vida por meio de um sono tranquilo.

Estamos presentes em mais de 140 países, com mais de 156 milhões de vidas transformadas nos últimos 12 meses por meio dos nossos tratamentos de distúrbios do sono e respiratórios, e mais de 20,5 milhões de dispositivos 100% conectados à nuvem.

Acompanhe o nosso blog

Para ficar por dentro de todas as novidades sobre distúrbios do sono e quais soluções a ResMed oferece, acompanhe o nosso Blog e seja o primeiro a ficar informado.

Como cuidar do CPAP ResMed? Veja as principais orientações!

Saiba como levar seu CPAP em viagens aéreas!

Você tem risco de ter Apneia do Sono?

Se você acorda frequentemente durante a noite você pode estar sofrendo de Apneia do Sono. Faça o Questionario do Sono gratuito e veja se você possui fatores de risco para a Apneia do Sono.

 

Fazer Questionário do Sono
illustration-healthcare-professionals (1)

 

ResMed

Compartilhar

Referências:

1

Calik MW. Treatments for Obstructive Sleep Apnea. J Clin Outcomes Manag. 2016 Apr;23(4):181-192. PMID: 27134515; PMCID: PMC4847952.

2

Avlonitou, Eirini, et al. "Adherence to CPAP therapy improves quality of life and reduces symptoms among obstructive sleep apnea syndrome patients." Sleep and Breathing 16 (2012): 563-569.

3

Silva, Ayonara Dayane Leal da, et al. "Multidisciplinaridade na apneia do sono: uma revisão de literatura." Revista Cefac 16.5 (2014): 1621-1626.

4

Jordan, Amy S., David G. McSharry, and Atul Malhotra. "Adult obstructive sleep apnoea." The Lancet 383.9918 (2014): 736-747.

5

Michelle T Cao, Joshua M Sternbach & C Guilleminault (2017): Continuous positive airway pressure therapy in obstuctive sleep apnea: benefits and alternatives, Expert Review of Respiratory Medicine, DOI: 10.1080/17476348.2017.1305893.

6

Chen, Yasha, et al. "Does continuous positive airway pressure therapy benefit patients with coronary artery disease and obstructive sleep apnea? A systematic review and meta‐analysis." Clinical cardiology 44.8 (2021): 1041-1049.

7

Yagihara, F., Lorenzi-Filho, G., & Santos-Silva, R. (2019). Patients with OSA are perceived as younger following treatment with CPAP. Chest, 156(3), 553-561.

8

Weaver, Terri E. "Novel aspects of CPAP treatment and interventions to improve CPAP adherence." Journal of clinical medicine 8.12 (2019): 2220.

Conteúdos Relacionados
CPAP: quando é necessário fazer a troca dos acessórios?
Distúrbios do sono: estratégias para adesão ao tratamento