Saiba como levar o seu equipamento CPAP em viagens aéreas com segurança!
Viajar com o CPAP é muito importante para que você possa dar continuidade ao seu tratamento para apneia do sono, mesmo em períodos de férias ou em viagens a trabalho. Essa recomendação se baseia no fato de que os pacientes que aderem à terapia com CPAP podem experimentar uma melhoria significativa na qualidade do sono e no desempenho diário.1
A seguir, listamos o passo a passo do que você deve fazer para levar o seu equipamento CPAP em viagens aéreas, da forma correta e segura.
Confira!
- Passo 1 - Converse com o seu profissional de saúde especializado em sono
Na etapa de planejamento da sua viagem, recomendamos que procure o profissional de saúde especializado em sono que acompanha o seu caso e converse sobre o seu local de destino, período de viagem e meios de transporte. Assim, o especialista poderá fazer todas as recomendações necessárias para que a sua terapia com CPAP possa ter continuidade.
✔ Neste momento, também solicite uma carta do seu profissional de saúde certificando que precisa da terapia com CPAP e detalhando os equipamentos necessários ao seu tratamento.
- Passo 2 - Faça contato com a sua companhia aérea
Ao menos 15 dias antes da viagem, entre em contato com a sua companhia aérea para solicitar uma autorização de uso do seu equipamento CPAP durante o voo. Caso receba essa permissão por escrito, lembre-se de levar a carta ou e-mail consigo no dia da viagem, de preferência em formato impresso.
A bolsa com o seu CPAP precisa estar em sua bagagem de mão e, por isso, contará para o peso da mesma. Logo, também recomendamos que confirme previamente a política de franquia de bagagem e de equipamentos médicos da sua companhia aérea.
📲 Em caso de dúvidas, consulte o nosso guia completo: “Viajar com o seu dispositivo de PAP”.
- Passo 3 - Envie as documentações para a cia aérea
Para conceder autorização do uso do CPAP em voos, as companhias aéreas podem solicitar que o paciente envie documentações para comprovar a necessidade de uso do equipamento médico durante a viagem. Caso isso aconteça, recomendamos que envie por e-mail uma cópia da Carta de Conformidade de Viagem Aérea da Administração Federal da Aviação dos EUA, que está disponível em nosso site. Além disso, também anexe uma cópia da carta do seu profissional de saúde certificando que precisa da terapia com CPAP.2
✔ A carta de conformidade é uma declaração formal de que os dispositivos CPAP, da ResMed, são adequados para utilização em aviões.
- Passo 4 - Tenha atenção na escolha do seu assento
Solicite orientação junto à sua companhia aérea sobre qual tipo de cabo de alimentação ou adaptador será necessário para garantir o pleno funcionamento do seu equipamento CPAP durante a viagem de avião. Além disso, também recomendamos que peça um assento próximo a tomadas elétricas, de forma a facilitar a sua utilização no voo.
- Passo 5 - Leve o seu CPAP como bagagem de mão
No dia da viagem, orientamos que não despache a bolsa com o seu equipamento CPAP, você deve levá-la como bagagem de mão. Isso porque este é um dispositivo médico com peças mecânicas de trabalho, que não deve ser colocado no porão do avião, onde pode ser danificado pelo manuseio da bagagem do aeroporto.
✔ Leve com você uma cópia impressa da Carta de Conformidade de Viagens Aéreas da Administração Federal de Aviação dos EUA da ResMed para que possa transportar o seu dispositivo através da segurança do aeroporto e para o avião.
✔ Fique tranquilo! Você pode passar com o seu dispositivo ResMed nos controles de segurança dos aeroportos sem medo, pois confirmamos que os nossos equipamentos cumprem os requisitos da da Administração Federal de Aviação dos EUA para todas as fases das viagens aéreas.
- Passo 6 - Evite utilizar o umidificador padrão no avião
A recomendação é que não utilize um umidificador padrão dentro do avião, visto que a turbulência pode fazer com que entorne água e danifique o seu dispositivo CPAP. Por isso, certifique-se de que não há água no reservatório do umidificador antes de colocar o dispositivo em sua bagagem e nem durante o uso no voo.
📲 Em caso de dúvidas, consulte o nosso guia completo: “Viajar com o seu dispositivo de PAP”.
Post a comment