CPAP e viagens de negócios: como manter a rotina de sono?
Viagens de negócios costumam ser corridas e, em muitos casos, estressantes, concorda? Esse cenário pode se refletir nos padrões de sono e impedir que os profissionais tenham noites tranquilas.1 Por isso, nós, da ResMed, preparamos esse conteúdo especial com algumas orientações para que você possa gerenciar a sua rotina de sono, podendo minimizar o estresse e maximizar a eficiência da terapia para apneia do sono com CPAP.
Continue a leitura para conferir o passo a passo de como gerenciar a sua rotina do sono em viagens de negócios.
- Passo 1 - Mantenha uma rotina
Mesmo que esteja em uma viagem de negócios, é de extrema importância que busque manter uma rotina de ir dormir e acordar todos os dias nos mesmos horários em que o faz quando está em casa. Dessa forma, é possível regular o relógio interno do seu corpo, o que pode evitar episódios de insônia e interrupções durante a noite de sono.2
✔ Pacientes diagnosticados com apneia do sono devem redobrar a atenção quanto a esse estabelecimento de rotina para que mantenham o uso e frequência recomendados do seu equipamento CPAP. Afinal, aqueles que aderem à terapia e não a interrompem podem apresentar melhoria acentuada na qualidade do sono e no desempenho diário.3
- Passo 2 - Pratique a higiene do sono
A higiene do sono consiste em práticas fundamentais para excluir fatores que podem perturbar o equilíbrio normal do ciclo do sono, como a exposição excessiva à luz azul de equipamentos eletrônicos, barulhos muito altos, consumo de álcool e comidas pesadas à noite.4 Ao seguir essas recomendações, é possível ter uma maior probabilidade de um sono tranquilo e com poucas (ou quase nenhuma) interrupções.
- Passo 3 - Reduza o estresse
Ao final de um dia corrido de trabalho, é comum estarmos estressados, tensos e, muitas vezes, esses sentimentos atrapalham o relaxamento de corpo e mente, o que, por consequência, pode afetar a noite de sono. Por isso, é muito importante que busque eliminar a carga de estresse e nervosismo antes de ir dormir.5 Listamos algumas práticas que podem te ajudar nessa tarefa:
- Experimente alguns episódios de respirações profundas, em que puxe o ar pelo nariz e solte lentamente pela boca;
- Pratique exercícios simples de meditação para acalmar os pensamentos e ajudar a mente a relaxar;
- Coloque uma música lenta e calmante em volume baixo, enquanto apenas fecha os olhos e aprecia a canção;
- Antes de deitar, faça alongamentos suaves no corpo para relaxar os músculos tensionados.
- Passo 4 - Dê sequência em sua terapia com CPAP
O tratamento para apneia do sono com uso de CPAP pode melhorar o processamento cognitivo e o humor, ao mesmo tempo em que tem o potencial de reduzir o risco de acidente vascular cerebral, hipertensão e doenças cardiovasculares.6 Mas, esses benefícios são principalmente sentidos quando não há interrupções na terapia, ainda que temporárias.
Portanto, é de extrema importância que o paciente com apneia do sono siga à risca a terapia com CPAP recomendada pelo profissional de saúde especializado em sono que acompanha o caso. Antes de viajar, procure-o e converse sobre a sua viagem, planejamento e local onde se hospedará para receber as recomendações necessárias e específicas para o seu caso.
📲 Se deseja conferir as principais orientações sobre como viajar com o equipamento CPAP de forma segura, consulte o nosso guia completo: “Viajar com o seu dispositivo de PAP”.
Post a comment