5 maneiras que podem ajudar a reduzir a irritação causada pela máscara de CPAP
Os benefícios da terapia da apneia do sono são incontáveis, mas às vezes ela pode causar irritação da pele, desconforto da máscara e marcas vermelhas. Neste blog, vamos falar das possíveis causas de irritação da pele pela máscara e oferecer conselhos que podem auxiliar você a gerenciar qualquer desconforto.
Caso os desconfortos permaneçam, aconselhamos procurar um profissional de saúde para auxiliá-lo.
1. Mantenha seu equipamento limpo
Como a máscara de CPAP é um item que você utiliza com frequência, o ideal é que você lave a regularmente. Se não for limpa, bactérias e outros microorganismos nocivos podem se acumular nela, causando reações cutâneas.
Ao limpar sua máscara de CPAP, você deve usar apenas sabonete neutro ou lenços especiais para limpeza de máscara de CPAP. Outros detergentes e produtos de limpeza podem deixar resíduos irritantes ou até mesmo danificar sua máscara.
2. Sua máscara fica muito apertada
Se você perceber marcas vermelhas no rosto, é provável que sua máscara não esteja bem ajustada. Uma máscara que está muito apertada pode fazer com que partes da máscara afundem em seu rosto enquanto você dorme. Você só deve apertar sua máscara de CPAP com tensão suficiente para criar uma vedação. Por outro lado, se sua máscara estiver muito solta, ela pode se esfregar contra a pele, causando atrito e irritação.
Se você é novo na terapia de CPAP, é essencial passar algum tempo aprendendo como ajustar corretamente sua máscara. Algumas pessoas acham que praticar na frente de um espelho pode ajudar!
3. Sua pele pode ser sensível ou alérgica
Se você tem pele sensível e uma máscara de CPAP piora isso, você pode ter uma alergia causada pelos materiais usados na máscara. A maioria das almofadas de máscara é feita de silicone, que é bem tolerado pela maioria das pessoas, mas é possível que você tenha alguma alergia.
Você pode tentar usar máscaras feitas de materiais diferentes, como a máscara ResMed AirTouch. Disponíveis nos modelos de máscara facial e nasal, elas não são feitas apenas de espuma viscoelástica, como também são projetadas para oferecer um ajuste mais macio e respirável.
4. Você precisa de uma nova máscara
Você sabia que agora existem máscaras de modelos mais recentes com designs minimalistas e pontos de contato reduzidos? Se, por exemplo, você precisar de uma máscara facial completa, mas tiver marcas vermelhas na ponte nasal, você vai adorar uma máscara facial compacta como a ResMed AirFit F30. Esta máscara se encaixa inteiramente sob o nariz, deixando no passado as marcas vermelhas na ponte nasal (região do nariz que fica entre os olhos).
Algumas máscaras agora também são projetadas com o tubo de ar conectado ao topo da cabeça e não à frente do rosto. Se você suspeitar que sua posição de dormir está afetando a forma como sua máscara se encaixa, experimente também esses modelos de máscara, como a ResMed AirFit F30i.
5. Dê um tempo
Nem todos que iniciam a terapia com CPAP terão uma experiência perfeita desde a primeira noite. As chances são de que, quando você começar a usar uma máscara de CPAP, sua pele precisará de tempo para se adaptar a ela. Se eles persistirem ou piorarem, contate seu revendedor ou distribuidos ResMed para uma melhor adaptação.
O importante é permanecer positivo e continuar com a terapia de CPAP, especialmente durante os estágios iniciais. Pode demorar um pouco para se acostumar a usar uma máscara. Tempo e paciência são muitas vezes as chaves para o sucesso.
Durma e desperte o seu melhor.
O sono não funciona da mesma forma para todo mundo, nem a maneira como você pode melhorá-lo. Nós fornecemos as melhores ferramentas para ajudá-lo a chegar lá.
*O Especialista do Sono ResMed poderá fornecer informações gerais a respeito da saúde do sono e sobre produtos ResMed que podem te auxiliar a ter um sono melhor. O Especialista do Sono ResMed não é um serviço médico e não pode oferecer direcionamentos médicos.
Post a comment