Coronavírus: Mantenha-se informado

O que estamos fazendo pelos clientes e pacientes afetados pela COVID-19 e como você pode se manter seguro

Se estiver enfrentando uma emergência médica, respiratória ou similar, ligue imediatamente para o número de telefone de emergência do seu país ou para seu médico. Conte a eles qualquer exposição que possa ter tido à COVID-19.

Mensagem do nosso CEO Mick Farrell

Como líder global em medicina respiratória, a ResMed está atuando com o mundo na mais recente doença causada pelo coronavírus, a COVID-19, e está pronta para ajudar a mitigar seus efeitos, ajudando as pessoas a respirarem enquanto seu sistema imunológico combate esse vírus. Mais de 7.500 ResMedians estão trabalhando em mais de 140 países para esse fim. Estamos trabalhando com governos, autoridades de saúde, hospitais, médicos e pacientes em todo o mundo para avaliar suas necessidades e fornecer a terapia de ventilação essencial para tratar as complicações respiratórias da COVID-19. Nosso foco principal é maximizar a disponibilidade de ventiladores ResMed e outros dispositivos de suporte respiratório para os pacientes que mais precisam.

Como líderes globais em saúde digital, temos orgulho de que muitos de nossos ventiladores e dispositivos respiratórios biníveiseste jam conectados à nuvem, permitindo que médicos e especialistas em respiração monitorem remotamente seus pacientes. Não poderia haver um caso mais claro para o uso da saúde digital e monitoramento remoto de pacientes do que a atual crise com um vírus tão contagioso decorrente do contato humano direto.

Agradeço à nossa equipe global por trabalhar com os desafios atuais e ajudar a tratar um número crescente de pacientes com a COVID-19. Gostaria de saudar os socorristas ResMedians na província de Hubei, na China, o epicentro do surto de coronavírus, em particular um herói da ResMed que, desde o início de janeiro, vestiu um traje de proteção contra materiais perigosos de pressão positiva e ajudou a colocar milhares de pessoas em Ventiladores e Máscaras ResMed. Também há mais de 100 ResMedians da Malásia que, em meados de março, voluntariamente continuaram trabalhando em nossa fábrica de Cingapura quando a Malásia fechou suas fronteiras, mudando-se para perto de nossa fábrica em Cingapura e passando semanas longe de suas famílias, para que possam continuar produzindo o maior número possível de ventiladores e máscaras para salvar vidas.

A ResMed está tomando todas as medidas possíveis em todo o mundo para maximizar a produção de ventiladores, máscaras e outros dispositivos respiratórios, que podem ajudar os pacientes com a COVID-19 a respirar melhor enquanto combatem o vírus. Pretendemos dobrar ou triplicar a produção de ventiladores e aumentar a produção de máscaras de ventilação em mais de 10 vezes. Nossa equipe também está tomando precauções, como a implementação de home office para todos os funcionários que podem fazê-lo, além do distanciamento social. Garantimos qualidade, segurança, boas práticas de fabricação de classe mundial e procedimentos de higiene de alto nível em nossa fabricação, serviço e centros de distribuição para ajudar a garantir a qualidade, segurança e continuidade dos negócios.

Abaixo, encontrará respostas para perguntas frequentes sobre os produtos da ResMed e links para os principais aconselhamentos de especialistas em saúde e segurança. As informações estão mudando rapidamente; recomendamos que verifique regularmente se há atualizações.

Peço a todos nós que façamos nossa parte para ajudar a reduzir a disseminação do coronavírus, seja em quarentena, seja trabalhando em casa, abrigando-se ou apenas mantendo-se saudável para nossas famílias, principalmente idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido.

Vou encerrar assim: Gostaria de agradecer pessoalmente aos heróis clínicos da linha de frente - milhares de terapeutas respiratórios, enfermeiras respiratórias, médicos de medicina pulmonar e de cuidados intensivos, bem como a equipe hospitalar e clínica que montou nossos ventiladores e máscaras para pacientes necessitados e entregaram este presente que salva vidas... Vocês são os super-heróis desta crise da COVID-19, e nós os saudamos!

Atenciosamente,
Mick

Para sua segurança

Se estiver enfrentando uma emergência médica, respiratória ou não, ligue imediatamente para o número de telefone de emergência do seu país ou para seu médico. Conte a eles qualquer exposição que você possa ter tido à COVID-19.

Para reduzir o risco de contrair e/ou espalhar a COVID-19, siga estas diretrizes publicadas para:

Perguntas frequentes sobre dispositivos da ResMed e sobre a COVID-19

Com base nas informações mais recentes que reunimos, aqui estão as orientações mais sobre os dispositivos da ResMed e a COVID-19:

O que é um ventilador e qual a sua função?

A ResMed fabrica uma variedade de ventiladores e dispositivos biníveis; ambos são indicados para uso doméstico e hospitalar
e têm flexibilidade para uso em vários cenários clínicos para apoiar pacientes
com insuficiência respiratória. Nossos ventiladores podem fornecer ventilação invasiva ou não invasiva:

  • Ventilação não invasiva (VNI) é uma forma de ventilação mecânica em que o ar é entregue ao paciente através de uma máscara ou bocal.
  • Ventilação invasiva é utilizada quando não é possível obter ventilação suficiente por meio de métodos não invasivos; o ar é liberado através de um tubo inserido na traqueia por intubação ou traqueostomia.
  • Dispositivos biníveis são apenas não invasivos e oferecem duas pressões distintas, uma para inspiração e a segunda para expiração; a mudança nas pressões leva o fluxo de ar para dentro e fora dos pulmões.

Como obtenho um dispositivo de ventilação, oxigênio ou biníveis se for diagnosticado com a COVID-19 e de que eu precisaria?

Se você foi testado e diagnosticado com a COVID-19, precisa seguir a recomendação da equipe médica que forneceu o diagnóstico. Na ResMed, vendemos apenas nossos dispositivos de ventilação através do sistema de saúde de cada país. A terapia necessária para tratar os piores casos de COVID-19 é muito complexa e requer conhecimento médico e uma equipe clinicamente treinada para administrá-la. Seu médico tem a experiência necessária para decidir que tipo de terapia é necessária para cada paciente.

Se eu tiver a COVID-19, posso espalhá-lo em decorrência da ventilação invasiva ou não invasiva?

As informações estão mudando diariamente, mas as últimas que vimos sugerem que:

  • Ventilação invasiva apresenta um risco menor de espalhar a COVID-19 através da aerossolização ou dispersão de gotículas (exalando partículas de ar que têm um contágio) porque o ar sai através de um tubo exatamente como entrou no paciente.
  • Ventilação não invasiva: Evidências sugerem que os procedimentos de ventilação não invasiva têm maior probabilidade de produzir gotículas grandes (> 10 μm) do que aerossóis, e que estes são amplamente confinados a um metro devido à sua grande massa. Isso sugere que o risco de dispersão de gotículas como resultado do uso de ventilação não invasiva ou dispositivos biníveis pode não ser tão diferente do de qualquer paciente com COVID-19 no hospital que esteja tossindo ou espirrando. Além disso, sistemas de ventilação não invasivos com um bom ajuste de interface não criam dispersão generalizada do ar expirado, de acordo com um painel de especialistas citado pelo Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia dos EUA (NCBI). Foram publicadas recomendações para apoiar o bom ajuste da máscara para reduzir os aerossóis, incluindo o uso de máscaras faciais completas. No entanto, o risco de dispersão do aerossol precisa ser mitigado com o isolamento adequado dos pacientes e o uso de equipamento de proteção individual (EPI) para profissionais de saúde, como máscaras/respiradores N95 e proteção para os olhos, que são equipamentos de proteção-padrão em uma UTI de COVID-19 .

Se eu for diagnosticado com a COVID-19 e precisar de um ventilador, é seguro usar um reprocessado (que outro paciente usou)?

Para cada dispositivo da ResMed, os procedimentos de limpeza e e.desinfecção são fornecidos no guia clínico, no manual do usuário ou no manual de serviço associado ao dispositivo.

Há pouca informação disponível sobre os requisitos de reprocessamento para equipamentos usados no tratamento de pacientes com a COVID-19. As informações a seguir são baseadas em pesquisas conduzidas com vírus semelhantes e em alguns dados limitados sobre a COVID-19.

As diretrizes publicadas pelas autoridades de saúde reforçam a necessidade de manter procedimentos-padrão de limpeza e desinfecção. Para evitar a contaminação cruzada, os filtros antibacterianos são usados na entrada de ar e nos tubos de respiração, e os acessórios dos tubos são substituídos ou esterilizados pela equipe no local de atendimento. São fornecidas instruções sobre os materiais e o método de limpeza de superfícies. Demonstrou-se que os procedimentos de desinfecção de superfície com 62–71% de etanol, peróxido de hidrogênio 0,5% ou hipoclorito de sódio 0,1% reduzem a infectividade do coronavírus SARS em um minuto.

Se eu tiver a COVID-19, ainda posso devolver um dispositivo, máscara ou acessório para reparos ou substituição?

Sim. A ResMed já possui protocolos de segurança rigorosos para o manuseio de equipamentos médicos devolvidos. Seguimos esses protocolos para receber, reparar e descartar com segurança os equipamentos devolvidos, se necessário. Entre em contato com o seu fornecedor de equipamentos médicos ou profissional de saúde se tiver alguma dúvida sobre o seu dispositivo, máscara ou acessório.

Como meu dispositivo ResMed pode ser descontaminado?

Recomendações sobre os processos de desinfecção para nossos dispositivos de terapia foram fornecidas aos seus profissionais de saúde.

Meu equipamento de CPAP pode ajudar a prevenir a COVID-19?

Um equipamento de CPAP é um dispositivo terapêutico eficaz para o tratamento da apneia do sono. O uso do CPAP não impede que você contraia a COVID-19. Consulte a autoridade nacional de saúde ou o profissional médico para obter mais informações sobre a COVID-19 e sua prevenção de contaminação.

Posso usar um equipamento CPAP como ventilador?

Os dispositivos CPAP são projetados para fornecer apenas PAP (pressão positiva nas vias aéreas) e exigiriam retrabalho significativo para funcionar como um ventilador. Nossos dispositivos AirCurve 10 (biníveis), que se parecem com nossos dispositivos CPAP, podem fornecer suporte a alguns pacientes com a COVID-19. Saiba mais sobre nossos produtos biníveis e ventilação aqui. Se você ou alguém que conhece tiver dificuldade em respirar ou outros problemas respiratórios, entre em contato com seu médico ou profissional de saúde imediatamente. Para emergências, ligue imediatamente para o número de emergência.

Posso entregar meu dispositivo CPAP a um membro da família para tratar a COVID-19?

Seu dispositivo CPAP foi prescrito apenas para uso pessoal e não pode ser usado por mais de uma pessoa sem seguir
um protocolo de desinfecção estabelecido em nosso guia do usuário. Um equipamento CPAP é
usado para tratar a apneia do sono.

Posso continuar usando meu equipamento CPAP se for diagnosticado com a COVID-19?

O coronavírus não altera o diagnóstico de apneia do sono - nem a necessidade de continuar usando a terapia CPAP. Você deve continuar usando seu equipamento CPAP, pois uma noite inteira de sono beneficia sua saúde geral. Se foi diagnosticado com a COVID-19, siga as orientações médicas do seu profissional de saúde.

Se for diagnosticado com o COVID-19, devo continuar usando meu dispositivo da ResMed ou adquirir um novo?

Se você estiver em tratamento do COVID-19, compartilhe com seu médico ou equipe clínica suas condições pré-existentes e quais dispositivos já está usando e siga seus conselhos. Conforme descrito pela Organização Mundial da Saúde, o principal risco de disseminação da COVID-19 é a transmissão de pessoa para pessoa em contato próximo. O conselho mais importante no controle da propagação da COVID-19 é lavar as mãos, boa higiene e distanciamento social. Manter a limpeza do seu dispositivo da ResMed, de acordo com o guia do usuário, é sempre uma boa prática para reduzir o risco de infecção a qualquer pessoa de qualquer superfície contaminada.

O uso do CPAP me ajudará se for diagnosticado com a COVID-19?

Um equipamento de CPAP destina-se apenas ao tratamento da apneia do sono.

Estou em maior risco de obter COVID-19 se usar meu CPAP?

Você não corre o risco de contrair a COVID-19 se usar um dispositivo CPAP. Por favor, pergunte ao seu médico para obter informações mais específicas sobre sua dúvida.

Como meu dispositivo da ResMed pode ser descontaminado?

As instruções de desinfecção foram fornecidas ao seu profissional de saúde.

Como desinfeto meu equipamento e máscara de CPAP?

Os processos de desinfecção foram fornecidos ao seu profissional de saúde.

Se você deseja limpar seu equipamento CPAP, o guia do usuário do dispositivo explica como limpá-lo semanalmente. Para obter instruções detalhadas sobre como limpar sua máscara e tubo, consulte o guia do usuário do dispositivo e as seguintes etapas:

  1. Lave o tubo de ar em água morna com detergente neutro e água quente. Não lave na máquina de lavar louça nem na máquina de lavar.
  2. Lave bem o tubo de ar e deixe secar ao abrigo da luz solar direta e/ou calor.
  3. Limpe a parte externa do dispositivo com um pano seco.

Observe: A limpeza de qualquer dispositivo ou máscara da maneira recomendada no guia do usuário do produto não garante descontaminação ou desinfecção. Para mais informações, entre em contato com seu profissional de saúde.

Se eu tiver a COVID-19, ainda posso devolver um dispositivo, máscara ou acessório para reparos ou substituição?

O mais importante a fazer é informar o fornecedor do equipamento antes de devolver o dispositivo. Ele é treinado de acordo com os procedimentos da ResMed para devolver dispositivos com segurança para reparo ou

descarte. Entre em contato com o seu fornecedor de equipamentos médicos se tiver alguma dúvida sobre o seu dispositivo, máscara ou acessório.

Existe uma escassez de água destilada onde vivo. O que posso usar como alternativa para a umidificação do CPAP?

Conforme declarado em nossos guias clínicos e do usuário, o desempenho ideal do umidificador requer água destilada. Isso ocorre porque a maioria ou todos os seus minerais foram removidos, impedindo o acúmulo de minerais no tubo do umidificador. Dito isto, água da torneira ou engarrafada também podem ser usadas. Não danificará o dispositivo nem representará um risco para os pacientes. No entanto, será necessária uma limpeza mais rigorosa do umidificador para evitar o acúmulo de minerais no tubo.

Os produtos da ResMed “Fabricados na China” são seguros?

Sim, todos os componentes fabricados na China para produtos ResMed são seguros para uso, e todos os componentes recebidos em uma unidade de fabricação ResMed passam por rigorosas verificações de segurança, limpeza e qualidade antes da fabricação – processos projetados para proteção contra ameaças à saúde como a COVID-19.