O relato de Mary Jo

"Quando usei o CPAP pela primeira vez, acordei sem dor de cabeça. Logo, eu não tinha que dormir no instante em que chegava em casa. Foi ótimo."

- Mary Jo

A vida antes da terapia:

Mary Jo é mãe de dois filhos e tem uma profissão desafiadora, é administradora de uma escola. Ela achou que era normal se sentir esgotada todos os dias. Assim que ela entrava em casa, tinha que tirar um cochilo. Foi quando desenvolveu enxaquecas crônicas diárias e procurou a ajuda de um neurologista, que indicou uma análise do sono. Mary Jo estava sofrendo de apneia do sono grave. Seu terapeuta do sono recomendou início imediato de terapia com CPAP.

Mary Jo relutou em seguir a recomendação de que precisava usar um dispositivo de CPAP. Ela não podia imaginar como iria conseguir dormir com o marido usando o CPAP. Foi uma colega da escola que, depois de falar sobre como o próprio pai se beneficiou do CPAP, acabou por convencê-la a experimentar o dispositivo.

Situação atual:

Quando usou o dispositivo de CPAP no centro de estudo do sono pela primeira vez, ela acordou sem dor de cabeça. Mas depois que chegou em casa, levou duas semanas para se adaptar à terapia. Durante a primeira semana, assim que adormecia, Mary Jo arrancava a máscara do rosto. Aos poucos, foi conseguindo manter a máscara por períodos mais prolongados. Em pouco tempo, Mary Jo se livrou das dores de cabeça e descobriu que não precisava dormir assim que chegava em casa.

Hoje, Mary Jo tem mais energia do que jamais teve. Além de cuidar da família e da profissão, ela agora tem tempo para andar de bicicleta. Quando Mary Jo viaja para visitar a família, ela sempre leva consigo seu CPAP. Ela diz que viajar de carro ou avião tornou-se muito mais fácil para quem precisa levar o CPAP consigo. Mary Jo acha que, se nunca tivesse recebido o apoio da colega, talvez não tivesse se submetido à terapia CPAP. É com esse espírito que ela acredita que é importante apoiar os outros em sua terapia.

Cidade natal: Wallingford, PA

Sintomas: Fadiga, enxaquecas crónicas diárias

Anos em terapia: 2

Tipo de máscara: Almofadas nasais

Hobbies: Andar de bicicleta, viagens, visitas a familiares