Terapia com CPAP: veja dicas que podem te ajudar a dormir melhor!

A terapia com CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas) é considerada o tratamento padrão-ouro para a apneia obstrutiva do sono, sendo amplamente recomendada por profissionais de saúde especialistas em sono. Seu principal mecanismo de ação consiste em manter as vias aéreas abertas durante o sono, por meio de um fluxo constante de ar enviado por um dispositivo, o que previne as pausas respiratórias características da apneia 1. Apesar de sua eficácia amplamente comprovada, estudos mostram que menos da metade dos pacientes utiliza o CPAP todas as noites, conforme prescrito. Entre os principais desafios para a adesão, está a adaptação ao uso da máscara, embora não seja o único fator que possa dificultar o uso regular do equipamento 2.
Neste conteúdo, nós, do Blog da ResMed, reunimos recomendações baseadas em evidências científicas que podem ajudar você a dormir melhor com o CPAP, promovendo noites de sono mais tranquilas e contribuindo para a manutenção do tratamento de forma constante e eficaz ao longo do tempo.
Continue a leitura para conferir!
Veja também - Guia de adaptação para a terapia com CPAP: confira!
Qual é a importância de manter a terapia com CPAP todas as noites?
A terapia com CPAP tem sido reconhecida como a principal abordagem no tratamento dos distúrbios respiratórios do sono — especialmente da apneia obstrutiva do sono — desde 1981, quando estudos científicos passaram a comprovar de forma consistente sua eficácia 3. Quando utilizada de forma contínua e adequada, a terapia oferece benefícios significativos, como a melhora da qualidade do sono, o aumento da disposição durante o dia e a redução dos riscos associados a complicações cardiovasculares, metabólicas e cognitivas 4.
Além da melhora dos sintomas a curto prazo — como a redução do ronco, dos despertares noturnos e da sonolência diurna — quando utilizado corretamente 5, o uso contínuo e regular do CPAP também está associado a benefícios importantes para a saúde ao longo do tempo. Estudos mostram que quanto maior a adesão à terapia, mais expressivos são os ganhos clínicos, impactando positivamente diversas áreas da vida 6. Entre os principais efeitos observados estão:
- Melhora no desempenho cognitivo e no humor, com redução dos índices de ansiedade e depressão 7;
- Redução no risco de eventos cardiovasculares e mortalidade, com benefícios proporcionais ao tempo de uso do CPAP por noite 8;
- ⦁ Melhora na concentração e no desempenho nas atividades do dia a dia, como resultado de noites de sono mais reparadoras 9.
#DicaResMed: em nosso Blog, você encontra um conteúdo completo com todos os benefícios do tratamento contínuo com CPAP para pacientes diagnosticados com apneia do sono. Acesse e confira o material na íntegra!
Como dormir melhor com o CPAP?

Mesmo com todos os benefícios já comprovados, é natural que alguns pacientes levem um tempo para se adaptar ao uso do CPAP, especialmente no início da terapia. Mas com algumas orientações simples, é possível tornar essa experiência mais confortável e garantir noites de sono cada vez melhores. A seguir, elencamos algumas dicas que podem te ajudar a ter uma melhor noite de sono ao manter o seu tratamento
- Dica 1 - Escolha uma máscara para CPAP confortável
A escolha da máscara para CPAP é um dos fatores que mais influenciam no conforto e na continuidade do tratamento com CPAP 10. Por isso, vale a pena considerar características individuais — como o formato do rosto, hábitos de sono e preferências pessoais — para encontrar o modelo ideal. Máscaras com design leve, flexível e minimalista podem facilitar a adaptação, já que oferecem mais liberdade para dormir na posição desejada, sem comprometer a vedação ou o conforto 11.
do modelo de máscara (nasal, oronasal ou pillow (almofadas intranasais) deve ser feita com orientação do profissional de saúde especialista em sono após uma avaliação criteriosa, considerando também as preferências e o perfil de cada paciente. Essa escolha compartilhada pode fazer toda a diferença na adaptação e na continuidade do tratamento 10.
- Dica 2 - Utilize o seu CPAP em alguns momentos durante o dia
Uma forma simples de facilitar a adaptação é usar o CPAP com a máscara já conectada por alguns minutos ao longo do dia, enquanto realiza atividades calmas, como ler, assistir a algo ou mexer no celular. Isso ajuda seu corpo a se acostumar tanto com a sensação da máscara no rosto quanto com o fluxo de ar do equipamento, tornando o uso na hora de dormir mais confortável e natural 12.
- Dica 3 - Pratique a higiene do sono
A higiene do sono envolve adotar hábitos que favorecem o adormecer e a manutenção de um sono de qualidade — como evitar luzes fortes de telas, ruídos excessivos, refeições pesadas ou o consumo de álcool antes de dormir. Seguir essas boas práticas ajuda o corpo a entrar naturalmente no ritmo do sono e pode tornar o início da noite mais tranquilo, inclusive para quem está se adaptando ao uso da máscara e do CPAP 13.
- Dica 4 - Relaxe antes de ir dormir
Evite atividades estimulantes nas horas que antecedem o sono é fundamental para permitir que o organismo entre, gradualmente, em um estado de relaxamento. Estresse mental ou físico nesse período pode elevar os níveis de cortisol — o principal hormônio do estresse — e dificultar o adormecer 14. Em vez disso, priorize hábitos que favoreçam a transição para o sono, como a leitura leve, um banho morno ou práticas de relaxamento, como respiração profunda e meditação guiada 15.
- Dica 5 - Vá para a cama somente quando estiver com sono
Deitar-se sem estar realmente com sono pode dificultar o adormecer e aumentar a percepção de desconforto com a máscara do CPAP, já que a mente permanece ativa e em estado de alerta . Para evitar esse ciclo, procure seguir as práticas de higiene do sono mencionadas anteriormente e só vá para a cama quando estiver se sentindo relaxado e com sono de fato. Isso ajuda o corpo a associar o momento de deitar ao início do descanso, favorecendo uma adaptação mais tranquila à terapia 16.
Conheça a ResMed
Somos a ResMed e trabalhamos há mais de 30 anos com o objetivo de transformar a vida das pessoas com o tratamento da apneia do sono e outras doenças crônicas respiratórias. Nossa plataforma e aparelhos, como o CPAP, apoiam profissionais e pacientes a manterem a qualidade de vida por meio de um sono tranquilo.
Estamos presentes em mais de 140 países, com mais de 156 milhões de vidas transformadas nos últimos 12 meses por meio dos nossos tratamentos de distúrbios do sono e respiratórios, e mais de 20,5 milhões de dispositivos 100% conectados à nuvem.
Acompanhe o nosso blog
Para ficar por dentro de todas as novidades sobre distúrbios do sono e quais soluções a ResMed oferece, acompanhe o nosso Blog e seja o primeiro a ficar informado.
Como o tratamento com CPAP pode contribuir para reduzir o ronco de pacientes com Apneia Obstrutiva do Sono?
Está tendo dificuldades com o CPAP? 5 razões para continuar
Post a comment