AVISO XPTO

A Apneia do Sono pode ser curada? ¹

A Apneia Obstrutiva do Sono (o tipo mais comum de apneia do sono) geralmente é causada por excesso de tecido ao redor da área do pescoço, principalmente na garganta e no palato. Uma maneira de tratar esse risco é reduzir a quantidade de tecido nessa área.

Se você está acima do peso, uma abordagem para o tratamento é perder peso. Outra maneira é fazer uma cirurgia para reduzir a quantidade de tecido em excesso ao redor do pescoço. A cirurgia pode ter efeitos colaterais e nem sempre é bem-sucedida, razão pela qual normalmente é vista como último recurso.

Para tratar a Apneia do Sono, os médicos geralmente recomendam uma combinação de terapia com CPAP e perda de peso, porque juntas, essas duas intervenções são mais eficazes do que qualquer uma sozinha. 2

A Apneia Central do sono pode melhorar se a causa subjacente for abordada, mas o CPAP ou uma terapia semelhante geralmente é a primeira linha de tratamento.

imagem ilustrativa O que é Apneia do Sono?

Quais são os benefícios de
tratar a Apneia do Sono?

  • Se o seu nível de energia, humor e produtividade estão sendo afetados pela Apneia do Sono, é provável que você realmente perceba os benefícios do tratamento. Você pode esperar melhorias em seu despertar, bem como uma redução nas dores de cabeça diurnas – se a apneia do sono as estava causando ou piorando.
  • Sua sensação geral de bem-estar pode melhorar, e sua família também pode dormir mais profundamente sem ouvir você roncar.
  • Como a Apneia do Sono também pode ter efeitos a longo prazo no coração, no metabolismo e na saúde geral, procurar tratamento faz todo o sentido para o seu bem-estar geral.

Como tratar Apneia Obstrutiva do Sono

O excesso de peso pode afetar a gravidade da apneia obstrutiva do sono e a perda de peso (se você estiver acima do peso) pode ser benéfica para o tratamento dessa condição, além de melhorar sua saúde geral. Parar de fumar e reduzir a ingestão de álcool (principalmente à noite) também pode ajudar, pois ambos estão relacionados a um maior risco e agravamento dessa condição.

Algumas pessoas somente experimentam a apneia do sono quando dormem de costas. Quando dormem de lado eles respiram bem. Se este for o seu caso, então, a terapia de posição pode ser a resposta. A ideia é deixar de virar para dormir de costas. A maneira mais simples é se costurar uma bola de tênis na parte de trás do seu pijama.

Existem também soluções com uma melhor tecnologia: dispositivos que detectam se você virou de costas e em seguida o estimulam a voltar para o lado.

CPAP significa 'pressão positiva contínua nas vias aéreas'. A terapia com CPAP é o padrão ouro para o tratamento da apneia do sono. É um dispositivo que fornece um fluxo constante de ar através de uma máscara enquanto você dorme, evitando que suas vias aéreas fiquem bloqueadas e permitindo que você durma em paz e acorde revigorado. Saiba mais sobre a terapia CPAP (CTA para página de terapia com CPAP).

As máquinas de dois níveis (ou Binivel) são semelhantes às máquinas de CPAP, exceto que fornecem uma pressão mais baixa quando você expira. Se você precisar de uma pressão mais alta para tratar sua apneia do sono, poderá achar difícil se ajustar ao CPAP regular e os dois níveis podem ser mais confortáveis para você.

Um protetor bucal personalizado especialmente projetado pode funcionar como uma alternativa à terapia CPAP. Ele funciona mantendo o maxilar inferior em uma posição para frente, o que abre mais espaço atrás da língua. Pode ser eficaz no alívio do ronco, bem como na apneia obstrutiva do sono leve a moderada. Pessoas com apneia obstrutiva do sono mais grave que não conseguem usar o CPAP podem ser aconselhadas a experimentar um desses.

Se o CPAP e/ou a terapia mandibular não funcionaram para você, uma ou mais opções cirúrgicas invasivas podem ser realizadas como tratamento para apneia do sono. Seu cirurgião pode recomendar um ou mais destes como último recurso:

  • A sonoplastia reduz a quantidade de tecido mole na parte de trás da garganta.
  • A cirurgia de sinusite pode ajudar algumas pessoas cujo ronco é causado por um nariz entupido.
  • A remoção das amígdalas e adenóides pode ajudar se estiverem bloqueando as vias aéreas.
  • A cirurgia para cortar o tecido do palato mole ou da úvula pode ajudar se essas áreas estiverem afetando sua respiração quando você dorme.

Como tratar a Apneia Central do Sono

A Apneia Central do Sono pode afetar até 20% das pessoas com Apneia do Sono.7 A Apneia Central do Sono é diferente da Apneia Obstrutiva do Sono. A Apneia Central do Sono ocorre porque seu cérebro não envia os sinais apropriados para os músculos que controlam sua respiração. Você só para de respirar por 10 segundos ou mais enquanto você está dormindo. Eventualmente, os níveis reduzidos de oxigênio fazem com que você respire.

Tratamento para Apneia Central do Sono pode incluir:

  • Abordagem de problemas médicos associados. A Apneia Central do Sono pode ser causada por outras condições (por exemplo – falha do coração). Tratar essas condições podem ajudara aliviar a Apneia Central Do Sono.
  • Mudar seus remédios. Alguns remédios podem causar Apneia Central do Sono. Seu médico pode discutir as mudanças dos remédios com você.
  • Pressão positiva continua nas vias aéreas (CPAP) também é usada para tratar a Apneia Central Do Sono. Se esta terapia não for eficaz a Servo-ventilação adaptativa (ASV) pode ser recomendável. A ASV é mais sofisticada (8) e ajusta a quantidade de pressão a cada respiração para suavizar seus padrões de respiração.

Como tratar a Apneia do Sono leve sem CPAP?

A Apneia do Sono leve é quando você tem entre 5 e 14 pausas por hora.9 Se você tiver uma apneia do sono leve, e você não tem nenhuma outra condição médica ou fatores de risco, você pode tentar fazer mudanças de estilo de vida e um monitoramento regular para gerenciar a sua apneia do sono.

Além do mais para atingir seu peso ideal, deixar de fumar e reduzir o consumo de álcool, você pode tentar também usar um humidificador para reduzir a congestão nas suas vias aéreas e manter seu nariz destampado. Se você não se importar com o cheiro, você pode também tentar óleos essenciais tais como tomilho, rosa ou eucalipto. Esse são conhecidos pelos seus efeitos anti-inflamatórios.¹⁰

Se você ainda tiver os sintomas depois de tentar estes métodos, é hora de falar com um dos nossos amigáveis “técnicos” do sono para discutir sobre os seus próximos passos.

Como tratar a Apneia do Sono grave?

Apneia do Sono grave é quando você tem mais de 30 pausas respiratórias a cada hora.¹¹

Esta é uma área onde a terapia CPAP pode fazer uma grande diferença, uma vez que demonstrou reduzir os sintomas do dia.

Terapia com CPAP

A terapia com CPAP é o padrão ouro para o tratamento de distúrbios do sono, como Apneia Obstrutiva do Sono.

Saiba Mais

Quero comprar meu
produto ResMed

Conheça agora as opções e inicie a sua jornada para uma noite de sono melhor.

Saiba Mais

Começando sua Terapia com o AirSense10

Episódio 5 - A primeira noite

Vivi se mostra animada para começar a terapia, mas na verdade não está tão confiante. Preocupações sobre como isso vai afetar sua vida vêm à tona na PRIMEIRA NOITE com CPAP.
Será que ela vai conseguir?

Episódio 8 - Vida Nova

Vivi e a família estão vivendo uma VIDA NOVA depois de seu tratamento. Mas será que esse mar de rosas será eterno? Eles vão aprender como agir para que seja!
#PriorizeOseuSono #VivaOSeuMelhor

1. Epstein LJ et al. Clinical Guidelines for the Evaluation, Management and Long-Term Care of Obstructive Sleep Apnea in Adults. J Clin Sleep Med. 2009; 5(3): 263-76

2. Chirinos JA et al.N Engl J Med. 2014 Jun 12;370(24):2265-75

3.https://www.sleepapnea.org/weight-matters-obesity-and-sleep-apnea/ Acessado em 11 de junho de 2019.

4.https://www.sciencedaily.com/releases/2009/02/090206081319.htm acessado em 11 de junho de 2019.

5.http://sleepeducation.org/essentials-in-sleep/sleep-apnea/treatment Acessado em 11 de junho de 2019.

6. Omobomi O e Quan SF, Respiração do Sono . 2018 maio;22(2):297-304

7.www.sleepapnea.org/learn/sleep-apnea/central-sleep-apnea/ acessado em 7 de agosto de 2019.

8. Allam, JS, et al., Chest, 2007. 132(6): p. 1839-46

9. Fonte: https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/the-dangers-of-uncontrol-sleep-apnea acessado em 2 de julho de 2019

10. Fonte: https://www.healthline.com/health/essential-oils-for-inflammation#research acessado em 2 de julho de 2019

11. Fonte: Allam, JS, et al., Chest, 2007. 132(6): p. 1839-46