Se você acompanha pacientes com apneia obstrutiva do sono (AOS), sabe como pode ser difícil convencê-los a aderir ao CPAP. A boa notícia? Um novo estudo traz um argumento a mais para essa conversa, com resultados que falam diretamente sobre diminuição de mortalidade.
Até recentemente, não tínhamos uma evidência robusta da influência do uso da terapia pressórica para a diminuição de mortalidade nos pacientes acometidos com este distúrbio respiratório do sono. Apesar de alguns estudos terem apresentado uma relação positiva do uso do CPAP para diminuição de mortalidade, outros foram inconclusivos e até neutros. A razão para esta discrepância pode estar relacionada justamente com as diferenças entre participantes de estudos clínicos randomizados e não-randomizados. Por exemplo, pacientes mais graves podem ser excluídos de estudos randomizados por questões éticas. Além disso, o poder dos estudos pode variar bastante por conta do tamanho da amostra, o nível de significância e o tamanho do efeito (que quantifica a força de uma relação entre variáveis ou grupos).
Mas isso mudou com a mais recente publicação sobre o tema, intitulada “Terapia de pressão positiva nas vias aéreas e mortalidade por todas as causas, inclusive cardiovascular, em pessoas com apneia obstrutiva do sono: uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados e estudos controlados não randomizados, ajustados para fatores de confusão” – em tradução livre.
De mais de 5.300 estudos, 435 foram elegíveis e, após uma rigorosa seleção, 30 foram incluídos para a revisão sistemática. Estes 30 estudos somaram um total de 1.175.615 participantes, sendo 905 224 (77%) homens e 270 391 (23%) mulheres, com uma idade média de 59,5 anos e seguimento médio de 5,1 anos. Principalmente, dentro dos critérios de elegibilidade, os pesquisadores tiveram o cuidado de incluir estudos randomizados e não-randomizados, cegos e controlados por placebo, além de ajustados para variáveis de confusão, que avaliassem a incidência de mortalidade por todas as causas e/ou mortalidade cardiovascular em adultos (com idade ≥18 anos) com AOS que foram tratados versus não tratados com terapia pressórica.
Esse esforço resultou na maior meta-análise já realizada para identificar os efeitos da terapia pressórica CPAP na mortalidade, e trouxe resultados impactantes. A redução no risco de mortalidade por todas as causas com a terapia pressórica para o tratamento da AOS (HR 0,63, IC de 95% 0,56–0,72; p<0,0001) excedeu o que anteriormente havia sido relatado com o uso de estatinas (0,72, 0,66−0,76), na revisão sistemática e meta-análise de Nowak MM et al (J Clin Med, 2022). O risco de mortalidade cardiovascular (0,45, 0,29–0,72; p<0,0001) foi significativamente menor no grupo tratado com terapia pressórica do que no grupo sem CPAP. Ou seja, o estudo mostrou que sim, existe associação entre o uso do CPAP e menor mortalidade por todas as causas, e mortalidade cardiovascular. Além disso, reforçou a relação tempo-dependente do uso do CPAP para benefício à saúde.
Estes resultados reforçam o que já suspeitávamos: a terapia com CPAP pode ser um verdadeiro game-changer na redução do risco de mortalidade — especialmente por causas cardiovasculares — em pacientes com apneia obstrutiva do sono. E aqui vai o recado mais importante: quando os pacientes entendem como esse tratamento pode protegê-los, ficam mais motivados a começar e a seguir com ele de forma adequada.
Claro, ainda há perguntas para responder: Como exatamente a terapia pressórica age nessa proteção? Como garantir que todos tenham acesso a ela? E o que pode turbinar seus efeitos? Enquanto a ciência avança, nosso papel é claro: levar informação clara e cuidado humanizado aos pacientes. Porque no fim das contas, é isso que transforma vidas!
ResMed
A ResMed é líder global em tecnologia do sono. Nosso objetivo é fornecer às pessoas os meios para despertar o seu melhor e desfrutar de uma vida mais saudável, promovendo bons hábitos de sono e conscientizando sobre os distúrbios do sono, como a apneia do sono.
Benjafield AV, Pepin JL, Cistulli PA, Wimms A, Lavergne F, Sert Kuniyoshi FH, Munson SH, Schuler B, Reddy Badikol S, Wolfe KC, Willes L, Kelly C, Kendzerska T, Johnson DA, Heinzer R, Lee CH, Malhotra A; medXcloud Group. Positive airway pressure therapy and all-cause and cardiovascular mortality in people with obstructive sleep apnoea: a systematic review and meta-analysis of randomised controlled trials and confounder-adjusted, non-randomised controlled studies. Lancet Respir Med. 2025 Mar 18:S2213-2600(25)00002-5. doi: 10.1016/S2213-2600(25)00002-5.
Nowak MM, Niemczyk M, Florczyk M, Kurzyna M, Pączek L. Effect of statins on all-cause mortality in adults: a systematic review and meta-analysis of propensity score-matched studies. J Clin Med 2022; 11: 5643
Stay up to date with the latest products, news, offers and tips for Sleep Apnea, Snoring, Insomnia and overall good Sleep Health.
All rights reserved.© 2020 Resmed
Post a comment