AVISO XPTO

Um guia para iniciantes na terapia com CPAP: Umidificação

Compartilhar

Um guia para iniciantes na terapia com CPAP: Umidificação

Se você utiliza um CPAP para ajudá-lo a dormir melhor à noite, pode se beneficiar do uso de um umidificador de CPAP. A umidificação do CPAP pode ajudar muitos usuários de terapia a se sentirem mais confortáveis usando seus equipamentos.1 Mas o que exatamente um umidificador de CPAP faz e como você pode tirar o máximo proveito dele?

Vamos responder a todas as perguntas que você possa ter, mesmo sendo alguém que está apenas começando na terapia com CPAP.

O que é um umidificador de CPAP?

Uma coisa a considerar ao usar a terapia com CPAP é o potencial de ressecamento do nariz e garganta. É aqui que entra um umidificador de CPAP. 2

Um umidificador de CPAP ajuda a evitar isso, adicionando umidade de um reservatório aquecido de água destilada ao ar que você respira através do seu CPAP. Pode ser uma maneira simples de tornar sua terapia com CPAP mais agradável e confortável.3

Nossos equipamentos ResMed AirSense™ 10 e AirCurve™ 10 , vêm com um umidificador de CPAP integrado.

O que faz um umidificador de CPAP?

O umidificador de CPAP foi projetado para ajudar a evitar que você fique com a boca seca e o nariz seco ou escorrendo. Ele faz o trabalho simples que seu nariz geralmente faz por conta própria.1

Nosso nariz atua como umidificadores, aquecendo o ar inalado para que seja mais confortável para nós. O ar que passa por um CPAP pode se beneficiar de sua própria umidificação, porque está entrando em suas vias aéreas mais rápido do que o nariz pode aquecê-lo. 4

Que tipo de água posso usar no meu CPAP?

Recomendamos que o reservatório de água seja preenchido com água destilada. A água da torneira contém impurezas que podem se acumular e levar a um desempenho ruim.

Com que frequência eu troco a água do meu CPAP?

Em média, as pessoas usam um reservatório de água inteiro a cada uma ou duas noites. No entanto, isso pode variar dependendo de fatores como:

  • Temperatura/umidade do seu quarto
  • Período de tempo em que sua máquina está sendo usada durante a noite
  • Configurações de pressão do seu aparelho
  • Nível de umidade do seu aparelho

O seu dispositivo funcionará normalmente se ficar sem água no reservatório, mas deixará de fornecer umidificação. Se você achar que a água do seu umidificador está vazia pela manhã, considere ajustar algumas das coisas mencionadas acima.

Posso usar meu CPAP sem água?

Seu aparelho funciona sem água no reservatório, mas você precisa inserir o reservatório no aparelho AirSense 10 ou AirCurve 10 e desligar a umidificação no menu Minhas opções. Se não quiser usar o umidificador, terá de inserir uma tampa lateral no dispositivo.

Como faço para limpar meu umidificador de CPAP?

Para obter a melhor terapia possível, é importante limpar o seu umidificador de CPAP regularmente. Para manter o seu umidificador em boas condições de funcionamento, siga as nossas sugestões abaixo sobre como limpar o seu umidificador semanalmente:

  • Lave o reservatório do umidificador em água morna usando apenas detergente neutro
  • Enxágue bem o reservatório e coloque sobre uma superfície plana, em cima de uma toalha, para secar. Evite colocar sob luz solar direta

Você também deve verificar regularmente o reservatório de água quanto a danos:

  • Inspecione o reservatório de água quanto a desgaste e deterioração
  • Substitua o reservatório de água se algum componente tiver rachado, ficar turvo ou furado ou se a vedação estiver rachada ou rasgada
  • Limpe qualquer pó branco ou depósitos no recipiente de água usando uma solução de uma parte de vinagre doméstico para dez partes de água

Pode consultar o nosso guia do utilizador para obter orientações detalhadas sobre a limpeza do seu tipo específico de dispositivo e dos seus componentes. 

Com que frequência devo substituir o meu umidificador de CPAP?

É importante manter seu reservatório de umidificação em boas condições para garantir que ele funcione corretamente. Com o tempo, esses reservatórios podem ficar danificados ou acumular bactérias se não forem limpos regularmente.

Para melhorar a vida útil do seu reservatório, use água destilada para evitar os depósitos minerais que a água da torneira deixa para trás.

É uma boa ideia inspecionar seu reservatório de umidificação quanto a desgaste e deterioração uma vez por mês. Recomendamos que substitua o seu reservatório todos os anos para garantir que continua a funcionar de forma eficaz. Se você não tiver tempo ou não tiver certeza do que procurar, pode sempre levá-lo à um parceiro comercial para obter assistência.

Como faço para evitar a condensação do CPAP?

A umidificação é fundamental para o conforto do CPAP para muitos usuários da terapia. Mas um efeito colateral desconfortável que pode ocorrer é o efeito de condensação - ou seja, quando o ar aquecido esfria em seu tubo e atinge sua máscara com água, fazendo com que você fique com o rosto úmido. Algumas maneiras de evitar a condensação incluem5,6:

  • Use tubos aquecidos: Um tubo aquecido pode manter a temperatura ideal do ar em seu tubo até chegar à sua máscara (saiba mais sobre o tubo ClimateLineAir™ da ResMed).
  • Obtenha um envoltório de tubulação: Um envoltório de tubulação é um envoltório liso e isolante para o seu tubo padrão. Ajuda a manter a temperatura do tubo acima da temperatura ambiente para reduzir a quantidade de condensação.
  • Os ajustes são fundamentais: É importante garantir que o ar no seu umidificador e tubo seja aquecido, mas não muito aquecido. Se o seu reservatório ou tubo de água estiver muito quente, o ar pode perder umidade, deixando você com a boca seca.

Manter-se atualizado com toda a limpeza e manutenção do seu equipamento CPAP pode parecer complicado, mas existem maneiras de simplificar o processo! Uma dica fácil é inspecionar a sua máscara sempre que a limpar e verificar o seu dispositivo regularmente.

Consulte sempre o Guia do Usuário fornecido com o seu CPAP para obter mais instruções.

LEIA SEMPRE O RÓTULO E SIGA AS INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO. Você deve falar com o seu médico sobre os seus sintomas e se um dispositivo CPAP é adequado para o seu caso.

 
*O Especialista do Sono ResMed poderá fornecer informações gerais a respeito da saúde do sono e sobre produtos ResMed que podem te auxiliar a ter um sono melhor. O Especialista do Sono ResMed não é um serviço médico e não pode oferecer direcionamentos médicos.  

Você tem risco de ter Apneia do Sono?

Se você acorda frequentemente durante a noite você pode estar sofrendo de Apneia do Sono. Faça o Questionario do Sono gratuito e veja se você possui fatores de risco para a Apneia do Sono.

 

Fazer Questionário do Sono
illustration-healthcare-professionals (1)

 

ResMed

Compartilhar

Referências:

1

Kennedy B, Lasserson TJ, Wozniak DR, Smith I. Pressure modification or humidification for improving usage of continuous positive airway pressure machines in adults with obstructive sleep apnoea. Cochrane Database Syst Rev. 2019;12:Cd003531. doi: 10.1002/14651858.CD003531.pub4

2

Koutsourelakis I, Vagiakis E, Perraki E, Karatza M, Magkou C, Kopaka M, Roussos C, Zakynthinos S. Nasal inflammation in sleep apnoea patients using CPAP and effect of heated humidification. Eur Respir J. 2011;37:587-594. doi: 10.1183/09031936.00036910

3

Yu CC, Luo CM, Liu YC, Wu HP. The effects of heated humidifier in continuous positive airway pressure titration. Sleep Breath. 2013 Mar;17(1):133-8. doi: 10.1007/s11325-012-0661-y. Epub 2012 Feb 4. PMID: 22311554; PMCID: PMC3575558.

4

Neill AM, Wai HS, Bannan SPT, Beasley CR, Weatherall M, Campbell AJ. Humidified nasal continuous positive airway pressure in obstructive sleep apnoea. European Respiratory Journal 2003;22(2):258-62.

5

Rühle KH, Domanski U, Schröder M, Franke KJ, Nilius G. Warmluftbefeuchtung unter CPAP mit und ohne Schlauchisolation [Heated humidification during CPAP with and without tube insulation]. Pneumologie. 2010 May;64(5):316-9. German. doi: 10.1055/s-0029-1244073. Epub 2010 Apr 12. PMID: 20387197.

6

Nilius G, Domanski U, Schroeder M, Woehrle H, Graml A, Franke KJ. Mask humidity during CPAP: influence of ambient temperature, heated humidification and heated tubing. Nat Sci Sleep. 2018 May 1;10:135-142. doi: 10.2147/NSS.S158856. PMID: 29750062; PMCID: PMC5935083.

Conteúdos Relacionados
Conheça o myAir: aplicativo que auxilia na gestão da sua noite de sono!
Como o tratamento com CPAP pode contribuir para reduzir o ronco de pacientes com Apneia Obstrutiva do Sono?
A apneia do sono representa risco à saúde? Saiba mais.