AVISO XPTO

Pontuação IAH: o que é e o que significa?

Compartilhar

Pontuação IAH: O que é e o que significa?

Foi diagnosticado recentemente com apneia do sono, foi submetido a um teste de sono e recebeu uma pontuação IAH? Essa pontuação desempenha um grande papel em ajudar os profissionais de saúde a entender a gravidade da sua condição e identificar as melhores opções de tratamento para você.

O profissional de saúde que te acompanha, sem dúvida, fará o seu melhor para explicar o seu diagnóstico de apneia do sono, mas, você pode estar se sentindo um pouco perdido e confuso sobre o que tudo isso significa.

Estamos aqui para ajudar. Continue lendo esse material para entender melhor o que as pontuações IAH significam, explicar os resultados do seu teste de sono e quais etapas estão disponíveis para ajudá-lo a gerenciar sua apneia do sono.

O que é uma pontuação IAH?

IAH significa índice de apneia-hipopneia, uma escala usada para ajudar a diagnosticar a apneia obstrutiva do sono (AOS). 1 Ele também ajuda a avaliar a gravidade da sua condição calculando o número médio de pausas ou eventos respiratórios que você apresenta por hora:

  • Apneias: acontecem quando você para de respirar por pelo menos 10 segundos
  • Hipopneias: acontecem quando você tem uma redução parcial na respiração por pelo menos 10 segundos associada a uma queda de oxigenação.2

Como o IAH é calculado?

Para resolver isso, os profissionais de saúde dividem o número total de apneias e hipopneias pelo número total de horas em que você estava dormindo. 2

A pontuação de IAH vem de dados coletados durante um estudo do sono ou polissonografia, que monitora vários parâmetros fisiológicos. Os sensores são conectados ao seu corpo para monitorar parâmetros como frequência cardíaca, ondas cerebrais, padrões respiratórios e níveis de oxigênio.2 Os testes de sono domiciliar também podem fornecer uma pontuação IAH (os tipos de métricas coletadas dependem do tipo de teste) 3.

Os dados coletados do estudo do sono são então usados para calcular o número de apneias e hipopneias por hora de sono, o que lhe dá sua pontuação no IAH 3 . Não é possível medir o IAH por conta própria sem equipamento especializado.

Entendendo sua pontuação IAH

As pontuações de IAH são categorizadas em diferentes faixas, indicando a gravidade da apneia do sono 4:

1. Normal: Uma pontuação de IAH abaixo de 5 é considerada normal, indicando ausência de apneia do sono.

2. Leve: Uma pontuação entre 5 e 15 sugere apneia do sono leve, com distúrbios respiratórios pouco frequentes durante o sono. Você pode adormecer durante atividades que não exigem muita atenção, como assistir TV ou ler.

3. Moderada: Uma pontuação de IAH entre 15 e 30 indica apneia do sono moderada, sugerindo um número significativo de interrupções respiratórias ao longo da noite. Você pode sentir sonolência durante atividades que exigem um pouco do seu foco, como durante uma reunião de trabalho.

4. Grave: Uma pontuação acima de 30 indica apneia do sono grave, com interrupções respiratórias frequentes e prolongadas durante o sono. Você pode se sentir sonolento durante as atividades diurnas que exigem uma quantidade significativa de foco, como quando você está dirigindo.

Onde encontrar sua pontuação de IAH em um relatório de sono

O profissional de saúde que te acompanha pode fornecer um relatório para levar para casa após o seu estudo do sono. E, sem dúvida, não faria menos sentido para você se fosse escrito em uma língua estrangeira. Nós entendemos. É provável que o jargão não seja familiar para a maioria das pessoas que não trabalham na área médica.

Em destaque abaixo estão dois exemplos de relatórios de sono que você pode receber depois de usar os testes de sono domicilares da ResMed. Destacamos a pontuação de IAH abaixo para ajudar você a encontrá-la em seu relatório.

Abaixo: Um exemplo de relatório de sono do sistema de gerenciamento de pacientes, AirView TM , usando dados do ApneaLink Air™ da ResMed, um dispositivo de teste de sono domiciliar tipo III.

imageVocê pode diminuir sua pontuação no IAH?

A boa notícia é que é possível diminuir sua pontuação no IAH, pois a apneia do sono é uma condição tratável 4. Depois de receber seus resultados, os próximos passos são:

1.Consulte um profissional de saúde: Fale com o profissional de saúde que te acompanha para rever os resultados do seu teste de sono, avaliar os seus sintomas e receber orientações sobre as opções de tratamento

2. Procure uma opção de tratamento: Dependendo da gravidade da sua apneia do sono, as opções de tratamento podem variar. Os tratamentos mais comuns incluem 5:

  • Terapia de Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP): Isso envolve o uso de uma máscara que fornece um fluxo constante de ar, mantendo as vias aéreas abertas durante o sono
  • Aparelhos orais: Esses dispositivos podem ser feitos sob medida para caber em sua boca e podem ajudar a reposicionar sua mandíbula ou língua, mantendo as vias aéreas desobstruídas
  • Modificações no estilo de vida: Certas mudanças no estilo de vida, como perda de peso, exercícios regulares, evitar álcool e sedativos e dormir de lado também podem ajudar a aliviar casos leves de apneia do sono

3.Participe do acompanhamento e monitoramento: Consultas regulares de acompanhamento com seu médico são cruciais para garantir que você esteja no caminho certo 6

4.Pratique a higiene do sono: Adotar hábitos de sono saudáveis pode melhorar a qualidade do seu sono. Mantenha um horário de sono consistente, crie um ambiente de sono relaxante e evite usar seus dispositivos eletrônicos antes de dormir 7

Compreender sua pontuação de IAH quando recém-diagnosticado com apneia do sono é um primeiro passo importante para procurar ajuda e obter uma visão abrangente de sua condição. Sentir-se equipado com conhecimento cria confiança, ajudando você a manter uma perspectiva positiva para o tratamento.

Lembre-se de que você não está sozinho nesta jornada – há ajuda disponível. Aproveite a oportunidade para se informar sobre sua apneia do sono e dar os próximos passos para ajudá-lo a dormir melhor e levar uma vida mais feliz e saudável.

Você deve falar com o seu médico sobre os seus sintomas e se um dispositivo CPAP é adequado para o seu caso.

 
*O Especialista do Sono ResMed poderá fornecer informações gerais a respeito da saúde do sono e sobre produtos ResMed que podem te auxiliar a ter um sono melhor. O Especialista do Sono ResMed não é um serviço médico e não pode oferecer direcionamentos médicos.  

Você tem risco de ter Apneia do Sono?

Se você acorda frequentemente durante a noite você pode estar sofrendo de Apneia do Sono. Faça o Questionario do Sono gratuito e veja se você possui fatores de risco para a Apneia do Sono.

 

Fazer Questionário do Sono
illustration-healthcare-professionals (1)

 

ResMed

Compartilhar

Referências:

1

Slowik JM, Sankari A, Collen JF. Obstructive Sleep Apnea. 2022 Dec 11. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan–. PMID: 29083619.

2

Berry RB, Abreu AR, Krishnan V, Quan SF, Strollo PJ, Malhotra RK. A transition to the American Academy of Sleep Medicine-recommended hypopnea definition in adults: initiatives of the Hypopnea Scoring Rule Task Force. J Clin Sleep Med. 2022 May 1;18(5):1419-1425. doi: 10.5664/jcsm.9952. PMID: 35197190; PMCID: PMC9059596.

3

Laratta CR, Ayas NT, Povitz M, Pendharkar SR. Diagnosis and treatment of obstructive sleep apnea in adults. CMAJ. 2017 Dec 4;189(48):E1481-E1488. doi: 10.1503/cmaj.170296. PMID: 29203617; PMCID: PMC5714700.

4

Roncero A, Castro S, Herrero J, Romero S, Caballero C, Rodriguez P. Apnea obstructiva de sueño [Obstructive Sleep Apnea]. Open Respir Arch. 2022 Jun 9;4(3):100185. Spanish. doi: 10.1016/j.opresp.2022.100185. PMID: 37496584; PMCID: PMC10369596.

5

Gottlieb DJ, Punjabi NM. Diagnosis and Management of Obstructive Sleep Apnea: A Review. JAMA. 2020 Apr 14;323(14):1389-1400. doi: 10.1001/jama.2020.3514. PMID: 32286648.

6

Paidi G, Beesetty A, Jean M, Aziz Greye FP, Siyam T, Fleming MF, Nealy J, Kop L, Sandhu R. The Management of Obstructive Sleep Apnea in Primary Care. Cureus. 2022 Jul 13;14(7):e26805. doi: 10.7759/cureus.26805. PMID: 35971363; PMCID: PMC9373878.

7

Baranwal N, Yu PK, Siegel NS. Sleep physiology, pathophysiology, and sleep hygiene. Prog Cardiovasc Dis. 2023 Mar-Apr;77:59-69. doi: 10.1016/j.pcad.2023.02.005. Epub 2023 Feb 24. PMID: 36841492.

Conteúdos Relacionados
Conheça o myAir: aplicativo que auxilia na gestão da sua noite de sono!
Como o tratamento com CPAP pode contribuir para reduzir o ronco de pacientes com Apneia Obstrutiva do Sono?
A apneia do sono representa risco à saúde? Saiba mais.