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O que causa o ronco?

O ronco pode ter várias causas, incluindo alterações anatômicas do nariz e garganta que podem levar a uma oclusão parcial à respiração nesta região.

O sinal mais comum de apneia do sono é o ronco. Faça uma avaliação rápida de 5 minutos para verificar se corre o risco de ter apneia do sono.

imagem ilustrativa O que causa o ronco?
imagem ilustrativa Por que as pessoas roncam?

Por que as pessoas roncam?

  • Pessoas com amígdalas aumentadas ou aumento da língua têm mais probabilidade de roncar;
  • Pessoas com peso extra ao redor do pescoço são mais propensas a roncar;
  • O formato do nariz ou da mandíbula também pode causar ronco.

Fatos sobre o ronco

O ronco é comum.

Estima-se que 40% dos homens e 20% das mulheres roncam.¹

Família e parceiros perdem o sono.

Muitos não sabem que roncam, enquanto os parceiros frequentemente reportam incômodo.²

O ronco pode ser um sinal de apneia do sono

O ronco e a fadiga são os sintomas mais comuns da apneia obstrutiva do sono (AOS),³ e aproximadamente 1 em cada 3 pessoas tem AOS.

imagem ilustrativa Fatos sobre o ronco

1- Pevernagie D e cols. The acoustics of snoring. Sleep Med Ver. 2010; 14: 131-44.
2 - Yaremchuck K. Why and when to treat snoring. Otolaryngol Clin N Am. 2020; 53(3): 351-65.
3 - Gotltieb DJ, Punjabi NM. Diagnosis and management of obstructive sleep apnea: a review. JAMA; 2020; 323(14): 1389-1400.
4 - Tufik S e cols. Obstructive sleep apnea syndrome in São Paulo Epidemiologic Sleep Study. Sleep Med. 2010; 11(5): 441-6.

O que fazer se você ronca

imagem ilustrativa O que fazer se você ronca

Questionário de Apneia do Sono

O sinal mais comum de Apneia do Sono é o ronco. Faça um questionário rápido para verificar se corre o risco de ter Apneia do Sono.

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Curiosidades sobre o sono

Os adultos dormem
menos do que deveriam

75% dos adultos estudados dormem menos do que as sete horas recomendadas pela Academia Americana de Medicina do Sono.

As mulheres dormem
mais que os homens

Os homens dormem em média 5 horas e 46 minutos, enquanto as mulheres dormem em média 6 horas e 11 minutos.

Exercício é bom
para o sono

Qualquer exercício é útil, mas a quantidade ideal é de 30 minutos, o que corresponde a 14 minutos de sono extra por noite.