4 estratégias para aumentar a adesão ao tratamento dos distúrbios respiratórios do sono
Distúrbios do sono compreendem uma vasta gama de condições clínicas capazes de interferir negativamente em todos os órgãos e sistemas, cujas consequências são inúmeras e não limitadas à fase em que estamos dormindo 1. Entre os principais distúrbios que acometem a população mundial estão a insônia, a síndrome das pernas inquietas e a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), sendo que somente a AOS atinge cerca de 49 milhões de pessoas no Brasil 2.
Vale destacar que existe tratamento para a maioria dos distúrbios do sono e, por isso, é fundamental que a adesão do paciente aconteça de maneira correta e contínua. Para ajudar nessa etapa, nós, do Blog da ResMed, preparamos este conteúdo com dicas essenciais de profissionais de saúde especializados em sono.
Boa leitura!
Veja também - Apneia do sono: conheça os tipos de tratamentos
Quais são os tratamentos para distúrbios do sono?
Existem alguns distúrbios do sono considerados como os mais comuns nos diagnósticos dos pacientes mundo afora:
A terapia com CPAP é amplamente indicada para o tratamento da apneia obstrutiva do sono, principalmente nos casos moderado a grave. O aparelho oferece uma pressão positiva contínua nas vias aéreas superiores, evitando seu colapso durante o sono e pode proporcionar uma significativa melhora na qualidade do sono e na saúde geral dos pacientes.5
Qual o impacto da terapia com CPAP na Apneia Obstrutiva do Sono?
A terapia com CPAP é amplamente reconhecida como a principal intervenção para o tratamento da AOS.6 Além de restaurar a respiração durante o sono, ela pode trazer melhorias cognitivas, emocionais e físicas significativas.7 Estudos mostram que o uso consistente do CPAP reduz o risco de complicações graves, como hipertensão, doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.8 Entretanto, a adesão ao tratamento é um desafio, com menos da metade dos pacientes utilizando o dispositivo todas as noites, durante todo o período de sono, muitas vezes devido à dificuldade de adaptação ao dispositivo.9
Vale destacar que os pacientes que aderem à terapia com CPAP podem apresentar melhoria acentuada na qualidade do sono e no funcionamento diário, quando comparados aos que abandonam o tratamento ou não o seguem corretamente conforme prescrição após um período de tempo. 10 O uso adequado do CPAP, com a pressão ajustada corretamente durante todo o período de sono — incluindo cochilos — é essencial para maximizar os benefícios terapêuticos e poder garantir a eficácia no longo prazo.
4 estratégias para melhorar a adesão ao tratamento
A seguir, listamos 4 dicas de estratégias que podem ser utilizadas para ajudar na melhoria da adesão ao CPAP no tratamento da AOS. Confira!
1 - Utilizar um travesseiro adequado para ter mais conforto durante a noite com a máscara posicionada no rosto. Existem travesseiros que são projetados para acomodar a máscara e a mangueira do CPAP com altura regulável para cada paciente, ajudando a minimizar os deslocamentos da máscara durante a noite e evitando vazamentos de ar. Além disso, proporcionam melhor alinhamento das vias aéreas e aliviam a pressão no rosto e pescoço, podendo melhorar tanto o conforto quanto a eficácia da terapia, principalmente para aqueles que dormem de lado ou de costas.
2 - Com o apoio de um profissional de saúde especializado em sono, escolha a máscara mais adequada ao paciente, garantindo mais conforto e efetividade no tratamento com CPAP;
3 - Manter os cuidados recomendados com o CPAP, como a limpeza e higienização regular e a substituição periódica dos acessórios (máscara, tubos e filtros) conforme as orientações do fabricante, é fundamental para garantir a eficácia do tratamento e a durabilidade do equipamento;
4 - Manter contato regular com o profissional de saúde especializado em sono que acompanha o caso é essencial para ajustar o tratamento conforme necessário e garantir que o paciente receba orientações personalizadas para otimizar os resultados da terapia com CPAP.
Conheça a ResMed!
Somos a ResMed e trabalhamos há mais de 30 anos com o objetivo de transformar a vida das pessoas com o tratamento da apneia do sono e outras doenças crônicas respiratórias. Nossa plataforma e aparelhos, como o CPAP, apoiam profissionais e pacientes a manterem a qualidade de vida por meio de um sono tranquilo.
Estamos presentes em mais de 140 países, com mais de 156 milhões de vidas transformadas nos últimos 12 meses por meio dos nossos tratamentos de distúrbios do sono e respiratórios, e mais de 20,5 milhões de dispositivos 100% conectados à nuvem.
Acompanhe o nosso blog
Para ficar por dentro de todas as novidades sobre distúrbios do sono e quais soluções a ResMed oferece, acompanhe o nosso Blog
Como o tratamento com CPAP pode contribuir para reduzir o ronco de pacientes com Apneia Obstrutiva do Sono?
Máscara para CPAP: passo a passo de como higienizar
Post a comment