AVISO XPTO

Apneia do sono: dicas para manter o tratamento no outono e inverno

apneia-do-sono-inverno

Apneia do sono é uma doença multifatorial e complexa, que atinge uma a cada três pessoas1 no Brasil e que pode ser desencadeada por uma variedade de fatores frequentemente interligados.2 Sendo assim, a patologia não é sazonal, ou seja, não é influenciada pelas diferentes estações do ano. No entanto, o que o paciente pode sentir são alterações de umidificação, dependendo de como estiver a umidade relativa do ar em cada clima.

Com a chegada dos períodos de outono e inverno, cabe citar algumas reações que podem ser sentidas pelos pacientes com apneia do sono e como devem lidar com elas. Saiba mais neste conteúdo especial, elaborado por nós, do Blog da ResMed.

Boa leitura!

Veja também - Guia de adaptação para a terapia com CPAP: confira!

Efeitos da baixa umidade e ar seco do outono e inverno

Os meses de outono e inverno são marcados por características clássicas, como clima mais frio e baixa umidade do ar, resultando em uma sensação de ar mais seco. Essa combinação de fatores contribui para uma maior incidência de infecções respiratórias, como gripes, resfriados e alergias durante esses períodos.3 A baixa umidade do ar pode ressecar as mucosas nasais e da garganta, comprometendo a ventilação nasal e aumentando a resistência nas vias respiratórias.

Além disso, as infecções respiratórias aumentam a inflamação das vias aéreas, intensificando os sintomas da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) e, consequentemente, elevando o índice de apneia-hipopneia (IAH). Portanto, pacientes com apneia do sono podem experimentar uma piora significativa dos sintomas devido a essas mudanças sazonais na umidade e no aumento das infecções respiratórias.4

Uso de CPAP durante o outono e inverno

Durante o inverno, a temperatura ambiente mais baixa pode causar condensação na mangueira do CPAP, pois o ar quente e úmido do umidificador esfria rapidamente, formando gotas de água. Isso pode resultar em ruídos altos no tubo e ressecamento das vias aéreas superiores, interrompendo seu sono e causando desconforto.

Para evitar os incômodos causados pela condensação no CPAP durante o inverno, é importante ajustar adequadamente as configurações do umidificador. Abaixo, listamos algumas dicas que podem te ajudar a encontrar o equilíbrio certo e melhorar a qualidade do seu sono:

  • Utilize o seu umidificador para ter uma noite de sono mais confortável, evitando desconfortos causados pelo clima mais seco, como ressecamento de nariz e garganta. Se a configuração estiver muito alta, pode resultar em condensação excessiva, enquanto uma configuração muito baixa pode não fornecer umidade suficiente para evitar o ressecamento. Ajuste a configuração de forma adequada para poder melhorar a qualidade do sono.

❗ Procure o profissional de saúde especializado em sono que acompanha o seu caso e peça orientações sobre como regular o seu aparelho da forma correta, de acordo com a temperatura do ambiente.

unnamed (1)

  • Utilize a traqueia aquecida (tubo de ar) ClimateLineAir™ da ResMed no modo automático para maior conforto. A função automática ajusta as configurações de umidificação para você, com base nas condições do ambiente, ajudando a obter a quantidade certa de umidade e proporcionando maior conforto. Além disso, ela equilibra automaticamente suas configurações para protegê-lo da condensação. Converse com o profissional de saúde especializado em sono sobre essa possibilidade e siga as recomendações fornecidas por ele.
  • Mesmo que você não tenha usado umidificação no seu CPAP antes, ela pode ser útil no inverno, especialmente se o clima estiver frio e seco, ou se você tiver congestão nasal ou alergias sazonais que aumentam a resistência da passagem do ar pelo nariz.5 A umidificação com o ClimateLineAir no modo automático pode ajudar a reduzir o ressecamento do nariz e da boca, tornando a respiração mais confortável.
  • Se o seu quarto for particularmente seco, consulte o seu profissional de saúde especializado em sono sobre a possibilidade de adquirir um umidificador de ambiente. Isso pode adicionar a umidade necessária ao ar do seu quarto, ajudando o umidificador do CPAP a manter o ar aquecido durante toda a noite.

Cuidados com o CPAP no outono e inverno

Uma das coisas mais importantes a lembrar ao usar um umidificador com a sua máscara é trocar a água todos os dias e higienizá-lo pelo menos uma vez por semana. Isso aumentará as chances de que o ar que você respira esteja limpo e livre de mofo e bactérias.6 Para usar o umidificador do seu CPAP, evite o uso de água da torneira no reservatório de água. Usar água destilada minimizará o risco de formação de depósitos minerais e ajudará a prolongar a vida útil do seu dispositivo.

Com o uso mais elevado do umidificador, os acessórios podem ficar mais úmidos devido à condensação dentro do tubo, o que aumenta a proliferação de bactérias.7 Por isso, intensifique a sua rotina de limpeza.

✔ Para saber como higienizar o seu CPAP, acesse o nosso conteúdo especial sobre o tema: “Como limpar seu equipamento de CPAP”.

Como dormir bem durante o outono e o inverno?

Para garantir um sono de qualidade durante os meses de outono e inverno, a recomendação é seguir algumas práticas de higiene do sono. A seguir, listamos as principais: 8

  • Obtenha luz natural suficiente pela manhã. No inverno, a menor quantidade de luz solar faz com que seu corpo produza mais melatonina, por isso é importante se expor ao sol. Evite luzes fortes à noite para manter a secreção de melatonina no horário certo.9
  • Mantenha-se fresco, mas não com frio. Muitas pessoas aumentam o aquecedor de maneira excessiva quando está frio, mas isso não ajuda a ter uma boa noite de sono. Reduzir a temperatura do corpo antes de dormir pode ajudar a ter um sono mais profundo e sem interrupções. Mantenha a temperatura do quarto entre 16 e 20 graus Celsius para dormir bem.10
  • Mantenha uma rotina de exercícios. A prática regular de atividades físicas é benéfica para o seu descanso noturno em qualquer época do ano, mas pode ser especialmente útil durante os meses de inverno. Exercitar-se regularmente pode ajudar a regular o ritmo circadiano, promovendo um sono mais saudável e reparador. 11
  • Coma um jantar leve e evite lanches noturnos. Comer em excesso antes de dormir não é bom para uma boa noite de sono, assim como “beliscar” durante a noite. Digerir uma grande quantidade de comida impede seu corpo de entrar no modo de sono. Comer e digerir enviam mensagens ao relógio biológico do seu corpo, alterando os ritmos circadianos.12

#DicaResMed: se, mesmo seguindo essas dicas, você ainda tiver dificuldades para dormir, vá para outro cômodo, mantenha as luzes baixas e tente ler ou ouvir música calma ou de relaxamento durante 30 minutos antes de tentar dormir novamente.

Conheça a ResMed

Somos a ResMed e trabalhamos há mais de 30 anos com o objetivo de transformar a vida das pessoas com o tratamento da apneia do sono e outras doenças crônicas respiratórias. Nossa plataforma e dispositivos, como o CPAP, apoiam profissionais e pacientes a manterem a qualidade de vida por meio de um sono tranquilo.

Estamos presentes em mais de 140 países, com mais de 156 milhões de vidas transformadas nos últimos 12 meses por meio dos nossos tratamentos de distúrbios do sono e respiratórios, e mais de 20,5 milhões de dispositivos 100% conectados à nuvem.

Acompanhe o nosso blog

Para ficar por dentro de todas as novidades sobre distúrbios do sono e quais soluções a ResMed oferece, acompanhe o nosso Blog e seja o primeiro a ficar informado.

Você também pode pode se interessar pelos conteúdos a seguir:

Como escolher os acessórios do CPAP? - ResMed

Apneia do sono: conheça os tipos de tratamentos

Você tem risco de ter Apneia do Sono?

Se você acorda frequentemente durante a noite você pode estar sofrendo de Apneia do Sono. Faça o Questionario do Sono gratuito e veja se você possui fatores de risco para a Apneia do Sono.

 

Fazer Questionário do Sono
illustration-healthcare-professionals (1)

 

ResMed

Compartilhar

Referências:

1

Tufik S e cols. Obstructive sleep apnea syndrome in São Paulo Epidemiologic Sleep Study. Sleep Med. 2010; 11(5): 441-6.

2

Slowik JM, Sankari A, Collen JF. Obstructive Sleep Apnea. [Updated 2022 Dec 11]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2024 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK459252/.

3

Moriyama M, Hugentobler WJ, Iwasaki A. Seasonality of Respiratory Viral Infections. Annu Rev Virol. 2020 Sep 29;7(1):83-101. doi: 10.1146/annurev-virology-012420-022445. Epub 2020 Mar 20. PMID: 32196426.

4

Cassol CM, Martinez D, da Silva FABS, Fischer MK, Lenz MDCS, Bós JG. Is sleep apnea a winter disease?: meteorologic and sleep laboratory evidence collected over 1 decade. Chest. 2012 Dec;142(6):1499-1507. doi: 10.1378/chest.11-0493. PMID: 22700779.

5

Naclerio RM, Bachert C, Baraniuk JN. Pathophysiology of nasal congestion. Int J Gen Med. 2010 Apr 8;3:47-57. doi: 10.2147/ijgm.s8088. PMID: 20463823; PMCID: PMC2866558.

6

Chin CJ, George C, Lannigan R, Rotenberg BW. Association of CPAP bacterial colonization with chronic rhinosinusitis. J Clin Sleep Med. 2013 Aug 15;9(8):747-50. doi: 10.5664/jcsm.2910. PMID: 23946703; PMCID: PMC3716664.

7

Horowitz, A.; Horowitz, S.; Chun, C. CPAP masks are sources of microbial contamination [abstract]. In Proceedings of the 23rd Annual Meeting of the Associated Professional Sleep Societies 2009, Boston, MA, USA, 6–11 June 2009.

8

Hale, Deborah, and Katherine Marshall. "Sleep and sleep hygiene." Home healthcare now 37.4 (2019): 227.

9

Blume C, Garbazza C, Spitschan M. Effects of light on human circadian rhythms, sleep and mood. Somnologie (Berl). 2019 Sep;23(3):147-156. doi: 10.1007/s11818-019-00215-x. Epub 2019 Aug 20. PMID: 31534436; PMCID: PMC6751071.

10

Fan Y, Wang Y, Gu P, Han J, Tian Y. How Temperature Influences Sleep. Int J Mol Sci. 2022 Oct 13;23(20):12191. doi: 10.3390/ijms232012191. PMID: 36293048; PMCID: PMC9603733.

11

Jurado-Fasoli L, De-la-O A, Molina-Hidalgo C, Migueles JH, Castillo MJ, Amaro-Gahete FJ. Exercise training improves sleep quality: A randomized controlled trial. Eur J Clin Invest. 2020 Mar;50(3):e13202. doi: 10.1111/eci.13202. Epub 2020 Feb 12. PMID: 31989592.

12

St-Onge MP, Mikic A, Pietrolungo CE. Effects of Diet on Sleep Quality. Adv Nutr. 2016 Sep 15;7(5):938-49. doi: 10.3945/an.116.012336. PMID: 27633109; PMCID: PMC5015038.

Conteúdos Relacionados
Café x sono: existe relação? Descubra neste conteúdo!
Confira os cuidados necessários ao viajar com o CPAP!