Viajar com CPAP não precisa ser complicado: veja as principais recomendações!

Viajar com o CPAP não precisa ser complicado. É possível aproveitar os seus dias de viagem e, ao mesmo tempo, dar continuidade em seu tratamento para a apneia do sono. Para isso, é preciso seguir algumas recomendações dos profissionais de saúde especializados em sono
A seguir, vamos desmistificar as preocupações sobre viajar com o CPAP com respostas para as principais dúvidas desse tema. Confira!
- Devo seguir a terapia da mesma maneira que faço em casa?
Sim, essa é uma recomendação de extrema importância, afinal, estudos comprovam que a terapia com CPAP pode apresentar melhorias no desempenho diário, processamento cognitivo e no humor, além disso, pode afetar positivamente a resistência à insulina e pode reduzir o risco de AVC, hipertensão e doenças cardiovasculares a longo prazo.1,2
Por isso, mesmo em viagem, priorize dar continuidade em seu tratamento para apneia do sono com CPAP, seguindo todas as recomendações do profissional de saúde especializado em sono que acompanha o seu caso.
- O equipamento CPAP funciona no exterior?
Sim, os equipamentos CPAP são preparados para funcionar em países do mundo todo. No entanto, é preciso ter atenção quanto ao tipo de tomada do local do seu destino e levar consigo adaptadores que podem ser necessários para garantir o funcionamento adequado do aparelho.
✔ Comunique o seu país de destino para o profissional de saúde especializado em sono que acompanha o seu tratamento e solicite orientações para a sua viagem.
✔ Caso necessite de ajuda para problemas técnicos com o seu dispositivo de CPAP, você pode pedir suporte para a sua empresa prestadora de cuidados médicos.
- O raio-x dos aeroportos pode danificar o dispositivo de CPAP?
Os scanners presentes nos equipamentos de raio-x da segurança dos aeroportos não danificam o dispositivo CPAP. Mas, os agentes podem solicitar um documento de declaração de transporte, por isso, mantenha em mãos uma cópia da Carta de Conformidade de Viagem Aérea da Administração Federal da Aviação dos EUA, que está disponível em nosso site.
- O Modo Avião atrapalha o funcionamento do equipamento CPAP?
A conectividade sem fios é desativada enquanto os dispositivos estão em Modo Avião e, portanto, a transmissão de dados fica temporariamente indisponível. Por isso, é fundamental que comunique o período de viagem para o profissional de saúde especializado em sono que acompanha o seu tratamento com CPAP para que ele não espere receber esses dados.
- Posso usar a fonte de alimentação do avião em meu CPAP?

A placa de classificação no dispositivo CPAP pode especificar 50-60Hz, mas a fonte de alimentação em dispositivos recentes é normalmente compatível com a fonte de alimentação de 110V ou 400Hz nos aviões. Por isso, recomendamos que faça contato prévio com a companhia aérea e cheque a necessidade de levar itens, como adaptadores, para garantir o pleno funcionamento do seu equipamento.
- Posso conectar meu dispositivo na bateria do carro?
Caso a sua viagem seja de carro, a ResMed oferece conversores para que possa utilizar o seu dispositivo com uma fonte de alimentação de 12V ou 24V. Por isso, orientamos que cheque com o seu fornecedor de equipamentos CPAP sobre o conversor ideal para o tipo de veículo em que irá viajar.
- Como usar meu umidificador de forma correta?
A recomendação é que sempre utilize água destilada em seu umidificador, para garantir maior durabilidade e funcionamento adequado do dispositivo. Você pode levar uma garrafa de água destilada na mala despachada para usar no seu dispositivo durante a viagem. Caso não seja possível, utilize água potável e reforce a higienização do umidificador nesses dias para evitar o acúmulo de resíduos de sais minerais na base metálica. Ao voltar de viagem, retome a rotina de usar água destilada.
- Como me adequar às regulamentações de saúde internacionais?
Recomendamos que siga as orientações do profissional de saúde especializado em sono que acompanha o seu caso desde o momento de diagnóstico da apneia do sono. Por isso, é muito importante que converse com ele sobre o seu planejamento de viagem para que ele possa direcionar as recomendações específicas que deve seguir, a fim de evitar quaisquer danos em seu tratamento.
Post a comment