O que acontece quando você tem apneia do sono?
Imagine que você está dirigindo por uma rodovia e há um acidente à frente. O fluxo de tráfego para. Você avança de vez em quando, mas, na maior parte do tempo, você fica parado.
Agora, aplique este cenário à apneia obstrutiva do sono. Pense no trânsito como o seu fluxo de ar e na sua via aérea como a autoestrada.
Como a experiência de dirigir em trânsito intenso, quando você tem apneia, a via aérea (estrada) fica bloqueada e não há lugar para o ar (tráfego) fluir.1
O que é apneia do sono?
Quando você tem apneia obstrutiva do sono (OSA), suas vias aéreas entram em colapso enquanto você dorme.2 Isso leva a apneias (pausas completas na respiração) e hipopneias (quando suas vias aéreas ficam parcialmente bloqueadas).2
Esses episódios respiratórios podem atrapalhar seu ciclo de sono, fazendo com que você acorde muitas vezes durante a noite, muitas vezes sem nem perceber.2
A apneia ocorre da mesma forma que o tráfego pode ser interrompido devido a uma falha no sinal de trânsito. A apneia acontece porque os músculos que sustentam as vias aéreas não se ativam para permitir a passagem do ar.1
O que acontece durante a apneia?
Vamos voltar à nossa analogia de rodovia novamente. Você está preso no trânsito intenso e a faixa de carros começa a se mover. Então, de repente, o fluxo para novamente, forçando você a frear repetidamente.
Com a apneia do sono, você passará por uma situação semelhante em que sua respiração pára e começa de novo e de novo. À medida que você mergulha ainda mais no sono profundo, a via aérea fica continuamente obstruída, desencadeando uma resposta de despertar.1 Você fica preso em um ciclo interminável de vigília e sono fragmentado.
Você pode parar de respirar por apneia. Mas muitas vezes você não notará isso. Por outro lado, seu parceiro pode estar ciente, pois esses breves despertares podem ser acompanhados por grandes arfadas e sons de ronco ou asfixia.
As pessoas com sono normal não terão mais de 5 apneias por hora. Se você sofrer interrupções acima desse número, poderá ser diagnosticado com apneia do sono.
Quais são os efeitos da apneia do sono?
Há muitas mudanças fisiológicas que podem ocorrer quando você não está recebendo ar suficiente em seus pulmões.
Durante a apneia, o oxigênio no sangue cai enquanto o nível de dióxido de carbono aumenta. Isso pode colocar estresse no coração e aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca.3
Por causa dos despertares frequentes, muitas pessoas experimentarão uma duração do sono mais curta e menor qualidade do sono. Como resultado, as pessoas com apneia do sono geralmente relatam sonolência diurna.1
Qual é a sensação de ter apneia do sono?
Vamos encarar, todos nós já sentimos a frustração de nos sentarmos no trânsito lento em algum momento de nossas vidas. Você sabe quando sua mente começa a divagar, você perde o foco e cada minuto parece uma hora.
Isto é o que você pode sentir depois de uma má noite de sono com OSA. Fadiga, diminuição do estado de alerta e irritabilidade são sintomas comuns deste distúrbio do sono.2
Mas identificar a apneia do sono pode ser um desafio. Os sintomas podem parecer não relacionados ou em muitos casos, podem nem apresentar sintomas.
No entanto, uma boa regra geral para ver se você pode ter um problema com o seu sono é perguntar a si mesmo se você se sente cansado e pouco alerta em momentos inadequados. Isso pode incluir ocasiões como durante conversas e reuniões de trabalho, ou em casos graves durante a condução.
Como definir a gravidade da apneia do sono
Como os limites de velocidade definidos em nossas estradas para regular a velocidade máxima de deslocamento, existem certos limites usados para determinar a gravidade da OSA.
Os níveis de gravidade geralmente são baseados no número de vezes que sua respiração é interrompida (por hora):3
- Apneia do sono leve: Entre 5 e 15 vezes
- Apneia moderada do sono: Entre 15 a 30 vezes
- Apneia grave do sono: Mais de 30 vezes
O critério de medição usado acima é conhecido como índice de apneia-hipopneia (IAH). Se você fizer um exame do sono, poderá notar uma leitura de IAH em seus resultados.
Como procurar ajuda para a apneia do sono e obter tratamento
Se você se identifica com essas experiências, não sofra em silêncio. Procurar ajuda é crucial para o seu bem-estar e saúde geral. Um exame do sono pode diagnosticar com precisão a apneia do sono e, uma vez confirmado, várias opções de tratamento estão disponíveis.
Um dos tratamentos mais eficazes para a apneia do sono é a terapia com pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP).4 As máquinas de CPAP fornecem um fluxo constante de ar através de uma máscara, mantendo as vias aéreas abertas e evitando obstruções durante o sono.
Além disso, mudanças no estilo de vida, como perda de peso, evitar álcool e sedativos e dormir de lado também podem ajudar a aliviar os sintomas.5
Lembre-se, há esperança e, com o tratamento certo, você pode se libertar do desconforto do engarrafamento da apneia do sono e desfrutar de uma viagem tranquila para um sono reparador!
LEIA SEMPRE O RÓTULO E SIGA AS INSTRUÇÕES DE USO. Você deve falar com o seu médico sobre os seus sintomas e se um dispositivo CPAP é adequado para o seu caso.
*O Especialista do Sono ResMed poderá fornecer informações gerais a respeito da saúde do sono e sobre produtos ResMed que podem te auxiliar a ter um sono melhor. O Especialista do Sono ResMed não é um serviço médico e não pode oferecer direcionamentos médicos.
Post a comment