AVISO XPTO

Confira os cuidados necessários ao viajar com o CPAP!

Compartilhar

5 cuidados para viajar com o seu equipamento CPAPcuidados-viajar-cpap

1 - Prepare o seu CPAP antes da viagem

Antes de viajar, é fundamental realizar alguns cuidados e limpeza rotineira do equipamento CPAP para auxiliar na redução da proliferação de microorganismos invisíveis a olho nu e na prevenção da degradação do silicone causada pela gordura facial, fatores que podem comprometer a vedação adequada da máscara, o que pode resultar em vazamentos que interferem no tratamento.1

Confira um passo a passo sugerido para limpeza do equipamento CPAP:

Passo 1: desconecte a máscara e o tubo e, após, também desmonte a máscara - arnês, almofada e armação;

Passo 2: em uma pia ou banheira, limpe os itens para remover toda a sujidade. Esfregue suavemente com sabão neutro e água morna;

Passo 3: enxágue com água morna;

Passo 4️: coloque os itens em uma superfície plana, em cima de uma toalha limpa, para secar à sombra.

#DicaResMed:repita essa limpeza durante os seus dias de viagem! Lembre-se de que os climas quentes são propícios para a proliferação de bactérias.2

2 -Transporte o equipamento CPAP de forma segura

Evite gerar danos em seu CPAP ao transportá-lo de forma inadequada. A recomendação é sempre levar as máscaras e acessórios nas bolsas de transporte adequadas e específicas para o seu tipo de equipamento. Procure o profissional de saúde especializado em sono que acompanha o seu tratamento e peça as orientações para transportar os itens com segurança. Além disso, siga as recomendações abaixo:

✔ Em viagens de avião, não despache a bolsa com o seu equipamento, a fim de garantir a integridade dos itens. Leve-a junto a você como bagagem de mão para a cabine.

✔ Se a viagem for de carro ou outro meio rodoviário, orientamos que não guarde a bolsa com o equipamento na mala do veículo. Mantenha junto com a sua bagagem de mão.

✔ Também recomendamos que leve a nota fiscal do seu equipamento, o que facilita o trabalho da alfândega, caso seja necessário.

3 - Verifique as fontes de energia

Em viagens aéreas, é importante verificar se a aeronave possui tomada adequada para acoplar o seu equipamento CPAP. Para isso, basta contatar a companhia aérea e explicar os itens que você levará no voo e informar a sua necessidade de uso, principalmente em viagens de longos períodos. Também recomendamos que leve adaptadores portáteis de energia, a fim de garantir a continuidade do seu tratamento, seja qual for o seu destino.

4 - Mantenha os cuidados ao chegar no seu destino

cpap

Quando chegamos ao destino de uma viagem, sabemos a empolgação para visitar os lugares e encontrar (ou reencontrar) pessoas especiais. Mesmo diante de tantos afazeres, priorize o seu tratamento com CPAP, afinal ele pode promover inúmeros benefícios para a sua vida. Isso acontece porque o CPAP tem o potencial de proporcionar uma melhor noite de sono, o que pode gerar melhora no humor, aumento da produtividade e do nível de energia no paciente.3

Para ajudar a manter a eficácia do seu tratamento, siga as recomendações de higienização do CPAP citadas no tópico 1.

5 - Adapte-se ao destino

Busque planejar tudo o que será necessário para garantir a manutenção do seu tratamento durante a viagem. Por exemplo, como o CPAP é bivolt, não há preocupações com voltagem, mas é importante buscar o tipo de tomada disponibilizada em seu destino para garantir que todos os itens necessários para sua terapia funcionem de forma correta.

✔ Outra orientação da ResMed é que o paciente dê preferência para o uso de água destilada no umidificador. Isso porque a água da torneira geralmente contém minerais que podem danificar a base da câmara de água, o que pode reduzir a durabilidade do umidificador.

Você tem risco de ter Apneia do Sono?

Se você acorda frequentemente durante a noite você pode estar sofrendo de Apneia do Sono. Faça o Questionario do Sono gratuito e veja se você possui fatores de risco para a Apneia do Sono.

 

Fazer Questionário do Sono
illustration-healthcare-professionals (1)

 

ResMed

Compartilhar

Referências:

1

Horowitz, A.; Horowitz, S.; Chun, C. CPAP masks are sources of microbial contamination [abstract]. In Proceedings of the 23rd Annual Meeting of the Associated Professional Sleep Societies 2009, Boston, MA, USA, 6–11 June 2009.

2

Qiu Y, Zhou Y, Chang Y, Liang X, Zhang H, Lin X, Qing K, Zhou X, Luo Z. The Effects of Ventilation, Humidity, and Temperature on Bacterial Growth and Bacterial Genera Distribution. Int J Environ Res Public Health. 2022 Nov 20;19(22):15345. doi: 10.3390/ijerph192215345. PMID: 36430064; PMCID: PMC9691097.

3

Andrade RG, Piccin VS, Nascimento JA, Viana FM, Genta PR, Lorenzi-Filho G. Impact of the type of mask on the effectiveness of and adherence to continuous positive airway pressure treatment for obstructive sleep apnea. J Bras Pneumol. 2014 Nov-Dec;40(6):658-68. doi: 10.1590/S1806-37132014000600010. PMID: 25610507; PMCID: PMC4301251.

Conteúdos Relacionados
CPAP: quando é necessário fazer a troca dos acessórios?
Distúrbios do sono: estratégias para adesão ao tratamento
Quais são os benefícios do tratamento contínuo com CPAP?