-
- Apneia do Sono
- Diagnóstico
- Tratamento e Acompanhamento
#PriorizeOseuSono
-
Produtos
Conheça os equipamentos, máscaras e
acessórios da ResMed indispensáveis ao tratamento da Apneia do Sono.#PriorizeOseuSono
- Usuário de máscara
#PriorizeOseuSono
Conheça os equipamentos, máscaras e
acessórios da ResMed indispensáveis ao tratamento da Apneia do Sono.
#PriorizeOseuSono
A segurança do paciente é a principal prioridade da ResMed e sempre seguiremos nossos princípios orientadores que priorizam as necessidades e a segurança do paciente para garantir que o melhor atendimento seja prestado às milhões de pessoas que servimos no mundo todo.
Compreendemos a importância da máscara certa para a terapia contínua de pessoas com apneia do sono, DPOC e outras doenças crônicas. Durante o ano passado, tivemos conversas com Agências Regulatórias de Saúde para garantir que estamos atualizados com as recomendações mais recentes sobre o uso de ímãs quando em estreita proximidade a determinados implantes e dispositivos médicos.
Para fornecer orientações atualizadas sobre o uso seguro das máscaras da ResMed com ímãs aos pacientes e profissionais de saúde, atualizamos as seções de contraindicações e avisos em nossos guias do usuário. As nossas ações são uma resposta a novas informações obtidas das mais recentes recomendações regulatórias, da vigilância pós-comercialização e das práticas da indústria relacionadas com a possível interferência magnética das nossas máscaras com ímãs quando em estreita proximidade a determinados implantes ou dispositivos médicos.
Para obter mais informações, consulte as perguntas frequentes abaixo.
O uso de máscaras com componentes magnéticos está contraindicado para pacientes, ou qualquer pessoa em contato próximo enquanto a máscara é usada, que possuam o seguinte:
Deixe os ímãs da máscara a uma distância segura de pelo menos 150 mm de implantes ou dispositivos médicos que possam ser afetados adversamente pela interferência magnética. Esse aviso se aplica a você e a qualquer pessoa em contato próximo com a sua máscara. Os ímãs ficam na armação e nas presilhas inferiores do arnês, com um campo de força magnético de até 400 mT. Quando usados, eles se conectam para segurar a máscara, mas podem inadvertidamente se desconectar durante o sono.
Implantes/dispositivos médicos, incluindo aqueles listados nas contraindicações, podem ser negativamente afetados se mudarem de função em campos magnéticos externos ou tiverem materiais ferromagnéticos que atraem/repelem campos magnéticos (alguns implantes metálicos, por exemplo, lentes de contato com metal, implantes dentários, placas cranianas metálicas, parafusos, tampas do orifício de trepanação e dispositivos de substituto ósseo). Consulte o seu médico ou o fabricante do seu implante/outro dispositivo médico para obter informações sobre os possíveis efeitos adversos dos campos magnéticos.
Observe que nem todos os modelos ou variantes de dispositivos médicos listados nas contraindicações são afetados por campos magnéticos externos. Somente aqueles que interagem com ímãs ou contêm materiais ferromagnéticos apresentam potencial de interferência magnética.
Use os links abaixo para encontrar mais informações sobre cada máscara da ResMed que possui presilhas magnéticas no arnês. A disponibilidade do produto pode variar em cada país.
Sim. As máscaras da ResMed com ímãs são seguras quando usadas de acordo com as instruções de uso atualizadas, incluindo contraindicações e avisos.
As máscaras da ResMed com ímãs continuam disponíveis nos fornecedores de máscaras autorizados.
Os ímãs das máscaras da ResMed têm uma resistência normalmente entre 250-300 mT na superfície dos componentes magnéticos. Isto está abaixo das diretrizes de limite de segurança permitidas de 400 mT para uso público em geral, emitidas pela Comissão Internacional de Proteção contra Radiação Não Ionizante (ICNIRP). A intensidade magnética se dissipa com a distância do ímã e é inferior a 0,5 mT a uma distância de 50 mm (2 pol.).3
Fonte: as diretrizes 3 para a exposição pública a campos magnéticos estáticos são estabelecidas pela Comissão Internacional de Proteção contra Radiação Não Ionizante (ICNIRP) e são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A interação dos ímãs com os implantes ativos varia e nem todos os implantes ativos são afetados por campos magnéticos. Consulte as instruções de uso do implante/dispositivo médico ou entre em contato com o fabricante do implante/dispositivo médico para obter informações de segurança relativas à exposição a campos magnéticos estáticos e aos potenciais efeitos clínicos.
Exemplos de preocupação de interação (lista não exaustiva):
Em certas circunstâncias, existe o potencial de causar ferimentos graves ou morte.
Alguns implantes/objetos metálicos são feitos de materiais ferromagnéticos que são afetados (atraídos/repelidos magneticamente) por campos magnéticos e têm o potencial de alterar a posição do implante/objeto.
Materiais não ferromagnéticos são amplamente usados em implantes hoje em dia para permitir compatibilidade com a ressonância magnética. No entanto, alguns implantes ou variantes mais antigas podem conter materiais ferromagnéticos. Para implantes metálicos, consulte as instruções de uso do implante ou entre em contato com o fabricante do implante para obter informações de segurança relacionadas à exposição a campos magnéticos estáticos ou segurança de ressonância magnética.
O efeito dos ímãs nos implantes metálicos varia dependendo do tipo e tamanho do implante, da localização do implante e da proximidade ao ímã.
Ferromagnético refere-se a propriedade de um material que é afetado por campos magnéticos (por exemplo, atrai/repele sob campos magnéticos).Os materiais ferromagnéticos são geralmente feitos de ferro, cobalto, níquel ou algumas ligas feitas desses elementos.
Nem todos os implantes médicos listados nas contraindicações são feitos de materiais ferromagnéticos.
Máscaras com ímãs podem ser usadas com implantes designados como seguros para RM (MR-Safe), uma vez que os implantes não têm restrições de varredura quando expostos aos fortes campos magnéticos estáticos gerados durante uma ressonância magnética.
Os tipos e modelos de implantes podem ter diferentes classificações de segurança em ambiente de ressonância magnética (RM) 4. Para outras etiquetas de RM (por exemplo, "MR-Conditional"), consulte as instruções de uso do implante para obter informações de segurança relacionadas à exposição a campos magnéticos estáticos e aos possíveis efeitos clínicos.
Observe que as máscaras da ResMed com ímãs não devem ser introduzidas em um ambiente de RM.
As ações a serem tomadas pelos fornecedores de máscaras da ResMed estão descritas no Aviso de Segurança enviado a todos os clientes da ResMed que compraram nossas máscaras com ímãs.
Caso tenha alguma dúvidas ou se quiser obter mais informações, contacte o seu médico ou o fornecedor da máscara.
Para entrar em contato com a ResMed, estamos disponíveis através de techsupportla@resmed.com
ICNIRP Guidelines on Limits of Exposure to Static Magnetic Fields – published in: Health Physics 96(4):504-514; 2009 https://www.icnirp.org/cms/upload/publications/ICNIRPstatgdl.pdf