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Por que o sono é
importante?

Para entender por que o sono é importante, pense em seu corpo como uma fábrica que desempenha várias funções importantes. À medida que você adormece, seu corpo começa o trabalho noturno de recarga.

Veja abaixo para saber mais sobre os benefícios do sono, recomendações e nossas principais dicas para dormir.

Por que o sono é
importante?

Para entender por que o sono é importante, pense em seu corpo como uma fábrica que desempenha várias funções importantes. À medida que você adormece, seu corpo começa o trabalho noturno de recarga.

Veja abaixo para saber mais sobre os benefícios do sono, recomendações e nossas principais dicas para dormir.

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Quais são os benefícios
do sono: 

 

Dormir ajuda a mantê-lo saudável, pois oferece ao seu corpo a
chance de:

 

  • Impulsionar seu sistema imunológico.

  • Recuperar-se das atividades do dia.

  • Recarregar seu coração e sistema cardiovascular para o dia
    seguinte.

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Quantas horas preciso dormir?

O que é considerado um sono saudável varia de acordo com a idade.

 

Principais perguntas sobre o sono respondidas: 

Quais são os quatro estágios do sono?

As três primeiras das quatro fases fazem parte do seu sono não REM. Elas podem durar entre 5 e 15 minutos.

REM significa Movimento Rápido dos Olhos e NREM significa Movimento Não Rápido dos Olhos. O sono não REM ocorre primeiro, seguido pelo sono REM. Então o ciclo recomeça.

Sono não REM

Estágio 1: é quando seus olhos estão fechados, mas ainda é fácil acordá-lo.

Estágio 2: é quando você está em sono leve. Enquanto você se prepara para o sono profundo, sua frequência cardíaca diminui e a temperatura do corpo diminui.

Estágio 3: Este é considerado o estágio do sono profundo. É mais difícil acordá-lo neste momento e, se alguém o acordar, você fica mais desorientado.

Sono REM

Estágio 4: O sono REM normalmente ocorre 90 minutos após você pegar no sono e é o estágio do sono no qual você sonha. Seu cérebro está mais ativo e sua frequência cardíaca e respiração aceleram. Os adultos podem passar cerca de 20% do sono no estágio REM, enquanto os bebês podem passar cerca de 50% do sono nesse estágio.

Qual é a fase mais importante do sono?

Tanto o estágio REM (Movimento Rápido dos Olhos) quanto o NREM (Movimento Não Rápido dos Olhos) são fases importantes no sono e servem para diferentes funções em seu corpo.

O sono REM, que é quando o sonho ocorre, ajuda a mente a processar emoções, memórias e angústia e é vital para estimular o cérebro no aprendizado.

O NREM representa 75-80% do sono total a cada noite. Muitos dos benefícios de saúde do sono ocorrem durante o NREM, como crescimento e reparo de tecidos. Além disso, a energia é restaurada e os hormônios importantes para o crescimento e desenvolvimento são liberados.

O que acontece quando ocorre perda do sono?

Quando você não tem uma boa noite de sono, pode apresentar:

  • Sensação de sonolência, irritabilidade e às vezes humor deprimido.
  • Dificuldade para se concentrar e tomar decisões no trabalho.
  • Maior desejo por alimentos não saudáveis, o que pode causar ganho de peso.

Estou sempre cansado. Deveria me preocupar?

Se você pratica bons hábitos de sono e considera que está dormindo bem, mas ainda se sente cansado demais pela manhã, você pode ter um distúrbio do sono, como a apneia do sono. Quaisquer problemas com o sono devem ser discutidos com o seu médico, que pode recomendar que você faça o teste do sono. A ResMed também oferece uma avaliação gratuita do sono para ajudá-lo a determinar se você tem um risco baixo ou alto de apneia do sono.

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Cinco dicas para ajuda-lo a
ter uma boa noite de sono
É mais do que ir para a cama cedo

1-ref-num Planeje tempo suficiente para dormir.
Depois de saber a hora que você deve ir para a cama, planeje o resto da sua
programação tendo isso em mente.


2-ref-num Crie hábitos de sono consistentes.
Siga um ritual antes de dormir para deitar e acordar sempre no mesmo
horário.


3-ref-num Apneia obstrutiva do sono (AOS)
Verifique se o seu quarto é fresco, silencioso e confortável - especialmente
sua cama e travesseiro. Afinal, passamos um terço de nossas vidas na cama!


4-ref-num Desligue a mente antes de dormir.
Televisão, leitura, e-mail e mensagens de texto podem aumentar sua
atividade cerebral em vez de relaxá-la. Reserve um tempo para desconectar-se e acalmar-se.


5-ref-num Utilize a tecnologia para dormir
Novas tecnologias podem ajudar a melhorar o sono. O aplicativo SleepScore da
SleepScore Labs ™ mede seus hábitos de respiração e sono para fornecer
conselhos e recomendações sobre o sono.

Curiosidades sobre o sono:

Os adultos dormem menos do que deveriam

75% dos adultos estudados dormem menos do
que as sete horas recomendadas pela
Academia Americana de Medicina do Sono.
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As mulheres dormem mais que os homens

Os homens dormem em média 5 horas e 46
minutos, enquanto as mulheres dormem
em média 6 horas e 11 minutos.
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Exercício é bom para o sono

Qualquer exercício é útil, mas a quantidade
ideal é de 30 minutos, o que corresponde a
14 minutos de sono extra por noite.
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Consumo de cafeína

Três ou menos xícaras de café não afetaram de
forma notável o tempo médio de sono, mas
aqueles que beberam quatro xícaras ou mais
dormiram 26 minutos a menos.
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O tipo de colchão importa

A escolha do colchão parece fazer
uma média de 20 minutos de
diferença de sono por noite.
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Referências

1-ref-num SleepScore Labs National Sleep Study: May 2017: Consumer Sleep Study Based on 2 Million Nights of Accurate Data Reveals Startling Trends