Aproveite e baixe o Guia de Consulta de Médica para entender mais sobre a Apneia
do Sono, o distúrbio que afeta quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo
NoSAS
O Lausanne NoSAS Score sobre apneia do sono foi desenvolvido sob a supervisão dos drs. Raphaël Heinzer e José Haba-Rubio, do Centro de Investigação e Pesquisa do Sono do Hospital Universitário de Lausanne (CHUV) e da Universidade de Lausanne (UNIL).
Método e resultados
Para desenvolver o teste “Lausanne NoSAS Score”, o CHUV Sleep Center e o UNIL analisaram rigorosamente os dados estatísticos da coorte do sono CoLaus / HypnoLaus em Lausanne. Esse grupo controle consistiu em mais de 2.000 indivíduos selecionados aleatoriamente, com idades entre 40 e 80 anos, que permitiu registrar o sono. O score para medir o risco de apneia foi testado em um grupo de mais de 1000 pessoas de outro continente que participaram de um estudo do sono em São Paulo, Brasil.
Os resultados deste teste foram excelentes. A partir dessa análise, cinco critérios foram identificados para avaliar o risco de apneia do sono: circunferência do pescoço, índice de massa corporal (IMC), sexo, idade e ronco. Os critérios são os menos subjetivos possíveis, exceto o ronco, para minimizar erros de julgamento. Esse escore varia de 0 a 17, aloca 4 pontos para uma circunferência do pescoço superior a 40 cm, 3 pontos para um IMC entre 25 kg / m² e 29,9 kg / m² ou 5 pontos para um IMC de 30 kg / m² ou mais, 2 pontos por ronco, 4 pontos por ter mais de 55 anos e 2 pontos por ser do sexo masculino.
2018 Study “Global Prevalence of Obstructive Sleep Apnea (OSA)” conducted by an international panel of leading researchers. (Reference: http://newsroom.resmed.com/nearly-1-billion-have-sleep-apnea)
™2000 - 2019 ResMed. All rights reserved.